Marcelo Henrique Cury
[email protected]
Chamo-me Marcelo Henrique Cury, sou autor do abaixo-assinado (#6151): “Contra o rodeio na cidade de Olímpia/SP – Brasil”.
O abaixo-assinado esta hospedado em http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6151. Para facilitar a compreensão, eu estou a transcrever o conteúdo como segue abaixo:
Destinatário: À Prefeitura municipal de Olímpia
Eu como cidadão consciente da exploração e torturas submetidas aos animais nos RODEIOS, que utilizam formas e artefatos que impulsionam o animal e/ou os machucam podendo ocasionar fortes dores, lesões e morte (Laçada de bezerro: rompimento da medula do bezerro causando morte ou paralisia; o Sédem: artefato amarrado fortemente na genitália do animal causando grande dor para impulsioná-lo a se debater, entre outros). Considerando a Lei Federal 9.605/98 Decreto GDF 19.998/98 que diz: MALTRATAR ANIMAIS É CRIME Artigo 32: Praticar ato ou abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é CRIME. Com multa e pena de 3 meses a 1 anos de prisão DECLARO QUE SOU CONTRA a realização de RODEIO na cidade de OLÍMPIA, SP – BRASIL FOLCLORE É CULTURA,RODEIO É TORTURA!
De 12 a 15 de outubro de 2011, o município de Olímpia sediará mais um evento deste tipo. Embora o nome esteja em língua inglesa, a crueldade não difere da grafia em língua portuguesa. Este é o terceiro ano do evento e a cidade não tem tradição nesta área e sim no Festival Nacional do Folclore.
Eu imagino que as empresas e o municipio (leia-se Prefeitura e Câmara) deveriam incentivar eventos culturais, porém de uma cultura de paz. Se ainda alguém duvidava que os rodeios com animais são espetáculos recheados de crueldade, esta edição de Barretos comprovou os maus-tratos, que há anos vêm sendo apontados por pessoas mais bem informadas.
A enquete realizada pela Rede R7 de Notícias concluiu que 96% das pessoas são contrárias a rodeios com animais.
Estimativas apontam que cerca de 70% dos frequentadores deste tipo de evento não assistem às provas com animais. Sua participação se restringe aos shows de artistas, como apontado no Projeto Lei nº825/2011
Estudos do FBI mostram que a violência contra animais funciona como um “primeiro degrau” para futuras violências contra humanos. Quase todos os assassinos em série têm em sua história a prática de maus-tratos a animais. Segundo pesquisas, a violência cometida contra animais, quando feita ou mesmo assistida por crianças, tem consequências psicológicas trágicas, marcando-as por toda a vida. Por outro lado, o afeto que os animais inspiram, quando incentivado, pode despertar no indivíduo sentimentos de amor, zelo e auto estima positiva.
Eu estou a enviar em anexo 497 assinaturas de pessoas que são contra ao Rodeio na Cidade de Olimpia, SP – Brasil. Gostaria que este Abaixo Assinado fosse avaliado, e se possível que seja aberto um dialogo sobre os Rodeios em Olímpia.
Aproveitando o ensejo eu gostaria de partilhar o parecer jurídico sobre rodeios, elaborado pela advogada Renata de Freitas Martin. Este parecer tem servido de referência em processos judiciais e na elaboração de leis, e está disponível em seu site, o Conjectura e em anexo a este email: http://conjectura.com.br/PDF/parecer_rodeios_SA.pdf
No dia 06 de setembro de 2011, a Câmara Municipal de Araraquara concluiu o processo de discussão e votação do Projeto de Lei que proíbe a realização de rodeios, touradas vaquejadas e similares. Veja a matéria completa aqui.
“Espetáculos como Rodeios contribuem para imbecilizar mais o nosso povo, para desprestigiar o município que promove esse espetáculo grotesco e fazer com que o Brasil, um país libertário e avançado, seja visto pelo ângulo do retrocesso. Rodeios e touradas são bastante similares. Atraem dinheiro porque as pessoas ainda não preferem óperas, orquestras sinfônicas ou shows de qualidade. Ainda retira do Brasil sua tradição original para substituí-la por uma americanização ridícula. Sejamos menos cruéis com nossos animais e paremos de enganar o nosso povo! Rodeio maltrata os animais e deveria ser declarado crime como a rinha de galos e análogos”. Tatiana La Scala Lambauer
O mundo clama por paz. Para podermos ser responsáveis socialmente, não devemos caminhar na direção oposta.