EnglishEspañolPortuguês

IMPACTO NEGATIVO

A mudança climática está levando a dirofilariose para novos lugares e os animais domésticos estão em risco

21 de abril de 2025
Nicholas Vincent
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

A dirofilariose, uma doença potencialmente fatal para cães e gatos, está se espalhando para novas regiões dos EUA, e a mudança climática tem um papel importante nisso. Antes restrito principalmente ao Sudeste, o parasita transmitido por mosquitos agora está aparecendo em locais como Colorado, Novo México, Utah e até em partes de Washington e Oregon. As temperaturas mais altas e as mudanças nos padrões de chuvas estão criando condições perfeitas para que as populações de mosquitos prosperem — e permaneçam ativas por mais tempo.

Segundo um artigo recente de Tina Deines para o Inside Climate News, a dirofilariose era praticamente desconhecida em partes do oeste montanhoso há apenas algumas décadas. Agora, veterinários em cidades como Fort Collins e Albuquerque estão relatando um aumento constante nos casos. Alguns animais levam a doença ao se mudarem, mas especialistas afirmam que o clima é o fator principal. Verões mais longos, invernos mais curtos e água parada em objetos como bebedouros de pássaros e vasos de plantas criam ambientes ideais para a reprodução de mosquitos.

A Dra. Colleen Duncan, professora de veterinária na Universidade Estadual do Colorado, alerta que a dirofilariose é apenas o começo. Os animais domésticos também estão em risco por outras ameaças ligadas ao clima, como a doença de Lyme (transmitida por carrapatos), florações tóxicas de algas azul-esverdeadas, fumaça de incêndios florestais e a febre do vale — uma perigosa doença fúngica que também está se espalhando para o norte.

Tratamentos preventivos contra a dirofilariose estão amplamente disponíveis, mas a conscientização pública ainda é baixa nas áreas recém-afetadas. Medidas simples, como o uso contínuo de medicamentos recomendados por veterinários e a eliminação de água parada, podem fazer uma grande diferença. Mas esse problema crescente nos lembra do impacto mais amplo que as mudanças no planeta têm sobre todas as espécies — inclusive os animais que amamos.

Se você se importa com os animais, agir contra as mudanças climáticas não é opcional — é essencial. Desde optar por refeições à base de plantas até apoiar políticas de energia limpa, suas escolhas fazem diferença. Vamos proteger nossos animais e todos os outros seres vivos que compartilham este planeta com a gente.

Traduzido de One Green Planet.

    Você viu?

    Ir para o topo