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A maioria dos consumidores veganos prefere que comida à base de vegetais seja mantida longe da carne em supermercados

17 de junho de 2024
2 min. de leitura
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Foto: Divulgação

A maioria dos consumidores de alimentos veganos prefere que esses produtos sejam mantidos separados da carne e outros produtos de origem animal nos supermercados, segundo uma pesquisa recente conduzida pela Plant Based News (PBN).

A pesquisa da PBN perguntou aos seguidores nas redes sociais se eles preferiam que os alimentos veganos fossem armazenados em um corredor dedicado ou junto com carne e outros produtos de origem animal. No Meta’s Threads, 72% dos 334 participantes preferiram uma seção separada para produtos à base de vegetais. No X, 84,5% dos 937 eleitores expressaram a mesma preferência, e 76% dos eleitores do Instagram também votaram a favor de um corredor dedicado.

No Reino Unido e em outros países, muitas opções à base de vegetais ainda são encontradas em seções “isentas de”, ao lado de alimentos sem glúten e sem lactose. Apesar disso, muitos supermercados estão começando a colocar proteínas alternativas ao lado de produtos de origem animal. Por exemplo, a Tesco agora coloca proteínas vegetais em um armário no corredor de carnes refrigeradas. Os defensores dessa prática acreditam que isso ajuda a normalizar a carne vegetal e aumenta a probabilidade de carnívoros e flexitarianos experimentarem esses produtos, beneficiando o meio ambiente e reduzindo o consumo de carne.

Estudos indicam que os consumidores são mais propensos a escolher alternativas à base de vegetais quando essas estão localizadas no corredor de carnes. Derek Sarno, renomado chef vegetal e fundador da Wicked Kitchen da Tesco, disse à PETA que é favorável à ideia de colocar alimentos veganos onde todos possam acessá-los. “Como vegano, acredito firmemente que devemos colocar as opções na frente dos carnívoros. A maioria dos carnívoros não iria para um corredor baseado em vegetais, portanto, vamos levar isso até eles”, explicou Sarno. Um estudo recente do Lidl mostrou um aumento de sete por cento nas vendas de alternativas veganas após o supermercado colocá-las ao lado da carne.

A indústria de alimentos tem se concentrado cada vez mais em atrair e reter consumidores carnívoros e flexitarianos, ao invés de veganos. Veganos representam apenas um por cento da população dos EUA e quase cinco por cento da população do Reino Unido. Em contraste, 70% dos americanos que comem carne também consomem alimentos à base de plantas, e entre 36-42% dos britânicos estão limitando ou reduzindo o consumo de carne.

A Impossible Foods, que sempre teve como alvo os consumidores de carne, recentemente atualizou suas embalagens para refletir melhor as preferências dos flexitarianos, sua principal base de consumidores. Contudo, como destacou a pesquisa da PBN, a indústria corre o risco de alienar seus clientes veganos dedicados.

Essa divisão de preferências entre consumidores veganos e estratégias de marketing das empresas de alimentos reflete um desafio contínuo para equilibrar a atração de novos clientes sem afastar os consumidores fiéis.

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