A maioria das pessoas, mesmo os amantes de animais, tem muito medo de tubarões. A maioria das representações de tubarões na mídia, cinema, TV sugere que eles são criaturas violentas e perigosas. No entanto, os tubarões têm muito mais motivos para ter mais medo dos humanos . O número de tubarões mortos por humanos todos os anos é imensamente maior que de humanos mortos por tubarões (falando em centenas contra milhões).
Cristina Zenato é mergulhadora há 26 anos e passou 25 desses anos com tubarões. Cristina adora tubarões, e assim que percebeu quantos tinham ganchos presos a eles, ela sabia que tinha que fazer algo para ajudar. Para aliviar essas pobres criaturas marinhas de sua dor, ela começou a remover os anzóis dos tubarões que encontrava. Um tubarão, chamado de Foggy Eye, tinha um dentro de sua boca. Cristina não deixou que isso a detivesse; ela colocou a mão na boca de Foggy Eye e tirou o gancho. Após o choque inicial, Foggy Eye voltou para sua salvadora e ofereceu sua cabeça para coçar, como se fosse um gatinho. Desde aquele dia, Foggy Eye nunca deixou de aparecer durante os mergulhos de Cristina para dar seu “olá”.
Veja abaixo uma reportagem para o The Dodo:
Segundo o One Green Planet, à medida que Cristina removia os anzóis, mais e mais tubarões continuavam aparecendo. Ela agora tem uma caixa com mais de 300 anzóis que ela removeu dos tubarões durante seus mergulhos! Ela quer que as pessoas entendam que os tubarões não são criaturas inerentemente violentas. Eles estão aceitando sua ajuda e até podem ser bastante vulneráveis. Além disso, eles são cruciais para manter o ecossistema subaquático em equilíbrio . O incrível trabalho e relacionamento de Cristina com esses tubarões são inspiradores. Ela é a prova de que os tubarões são criaturas extremamente incompreendidas e que merecem proteção e respeito.
Cristina alerta que, para ajudar esses tubarões e tantas outras criaturas marinhas que sofrem por causa dos anzóis e diretamente por causa da pesca, devemos parar de comer peixes e cuidar de nossos oceanos, pois os animais estão sofrendo e precisam de nossa ajuda. Além disso, os oceanos são o oxigênio que respiramos.