Impressionantes 40 toneladas de chifres de cervos foram apreendidas na última semana num depósito clandestino no bairro de Villa Soldati, na região central da capital argentina, Buenos Aires.
Com até 374 kg cada um, os 145 paletes embalados com plástico não tinham certificados de origem. Documentos apontam que ao menos 11 toneladas iriam para a Europa, onde seriam vendidas sobretudo como “troféus de caça”.
A Brigada de Controle Ambiental do país vizinho informou que os itens são de espécies exóticas lá introduzidas, como Axis axis, Dama dama e Cervus elaphus. Elas são nativas de regiões da Ásia, África e Europa.
Confira o vídeo aqui.
Há indícios de que uma das empresas envolvidas no esquema é ligada a uma quadrilha que promovia safáris de caça na Argentina, inclusive de onças-pintadas e pardas. Como mostramos, ela foi desbaratada em agosto.
Na operação que desmantelou o bando, foram apreendidos mais de 3 mil troféus de caça que sairiam ou entraram na Argentina – até cabeças e patas de elefante -, mais de 35 armas de fogo e milhares de munições.
Fonte: Eco