O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgatou quatro animais silvestres nesta terça-feira (28) em duas regiões de Brasília.
Por volta das 11h, a corporação foi acionada após uma cobra corre-campo (Philodryas nattereri) ser encontrada dentro de uma gaveta no Capãozinho 03, em Brazlândia. Uma mulher descobriu o animal em um móvel na varanda de sua casa.
Um vídeo feito pela proprietária da residência, mostra o animal todo enrolado, aparentemente, dormindo dentro da gaveta. O BPMA realizou o resgate do animal.
Cerca de uma hora depois, ao meio dia, a Polícia Ambiental foi chamada para resgatar três saruês (Didelphis aurita), um adulto e dois filhotes, na QI 15, do Lago Sul. Os animais estavam se abrigando dentro do forno à lenha de uma casa.
Os animais passaram por uma avaliação veterinária e por apresentarem boa saúde, foram devolvidos para uma área verde.
Muitas espécies silvestres vêm sendo prejudicadas pelas queimadas que acometem o a região centro-oeste do país e pela expansão das zonas urbanas, que destroem o meio ambiente.
O BPMA orienta que ao se deparar com um animal silvestre, o primeiro passo deve ser o acionamento da corporação, que realizará o resgate, avaliação do quadro de saúde do animal e o devolução para seu habitat ou o encaminhamento para a reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama.
Para acionar o Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Goiás, disque para a Central 190 ou entre em contato pelo telefone (61) 99351-5736.