O Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro publicou nesta segunda-feira (27) um levantamento no qual foi constatado que a cada dois dias um animal é vítima de crime de maus-tratos, abuso ou abandono no estado. Durante o ano de 2020, foram realizadas 193 ocorrências, três por cento a menos que em 2019.
Cachorros aparecem 102 vezes nos boletins de ocorrência, seguido por gatos com 39 citações, aves com 29 e outras 12 menções a animais de outras espécies como macaco, cobra e tartaruga.
Grande parte dos delitos ocorrem dentro de casa, representando 63% dos casos, sendo que em 58% das vezes o crime é cometido pelo tutor do animal. Vizinhos aparecem em 12% dos boletins como agressores e 70% dos registros finalizados são referentes ao resgate de animais em situação de risco.
“A nossa equipe leu cerca de 400 registros de ocorrência para fazer o levantamento porque acreditamos que é necessário falar sobre esse tema. Muita gente ainda não sabe ou não entende que a prática de abuso contra animais é um crime e o autor pode ter que cumprir detenção de três meses a um ano, além de pagar multa. No caso de cães e gatos, a lei 9.605/98 prevê uma pena ainda maior, podendo chegar a cinco anos de prisão”, explica a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.
A subsecretaria da Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro é responsável pela realização de ações de incentivo à adoção responsável, promoção da conscientização sobre o manejo e criação de animais domésticos, além de oferecer suporte no controle, prevenção e erradicação de doenças e fomentar projetos e programas de defesa dos direitos animais.
Para denunciar quaisquer tipos de abuso, maus-tratos ou abandono de animais no Rio, entre em contato com a Polícia Militar pela Central 190 ou com o Comando da Polícia Ambiental pelo telefone (21) 2334-7634. As denúncias são anônimas, ajude a proteger quem não sabe se proteger sozinho. Maus-tratos é crime.