Um grupo de 60 jabutis do Parque Dois Irmãos foi solto na manhã desta quinta-feira (25), em Sertânia, no Sertão, com mais 20 animais vindos de criadores particulares. A ação faz parte do primeiro programa de soltura em massa da espécie realizada pelo Ibama na região do Semiárido.
O objetivo é reintroduzir os jabutis na caatinga, que é seu bioma natural. Além de auxiliar na conservação da espécie, a soltura também visa o reflorestamento da caatinga, uma vez que esses quelônios são grandes dispersores de sementes.
Sob responsabilidade do Núcleo de Fauna – Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, a libertação será feita por técnicos dos dois órgãos públicos na Fazenda Algodões, imóvel de propriedade particular. Cada soltura inclui atividades de educação ambiental com as comunidades locais para informar as pessoas sobre os objetivos do programa, os hábitos dos animais e seu papel no ecossistema do Semiárido.
A maior parte dos 60 jabutis chegou ao Zoo ao longo dos anos por encaminhamento do próprio Ibama, vindos de pessoas comuns que não quiseram mais mantê-los. Desde novembro de 2008, os animais são acompanhados e recebem tratamento médico e comportamental.
A primeira ação do programa aconteceu em 26 de fevereiro último, quando 46 jabutis (seis do Zoo) foram libertados em propriedade rural no município de Taquaritinga do Norte, Agreste. Segundo o analista ambiental Edson Andrade, todos os animais foram analisados e marcados com números nos cascos para que sejam monitorados pelos próximos dois anos.
Fonte: pe360 graus