A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou, nesta quinta-feira (10), que vacinou 8.074 animais durante a Campanha de Vacinação Antirrábica na Zona Rural de Manaus. Segundo a pasta, o número de animais vacinados neste ano superou o do ano passado, quando foram aplicadas 7.937 doses, sendo 6.398 em cães e 1.539 em gatos.
A campanha teve início no mês de maio e foi coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Em 2013, foram imunizados 6.477 cães e 1.597 gatos. De acordo com o CCZ, inicialmente, a campanha atendeu as comunidades localizadas ao longo da BR-174, até o limite do município de Presidente Figueiredo, e AM -010, até o limite do município de Rio Preto da Eva, abrangendo ramais e vicinais.
O trabalho na Zona Rural terrestre foi executado por duas equipes de vacinadores, que visitaram cada casa para a aplicação da vacina. A novidade este ano é que as equipes também atuaram aos sábados e não somente de segunda a sexta-feira, já que muitos proprietários de sítios e fazendas estão no local apenas aos fins de semana.
Depois de concluir a vacinação na área rural terrestre, o CCZ iniciou a campanha nas comunidades da área rural fluvial de Manaus, localizadas ao longo dos rios Negro e Amazonas. O trabalho foi realizado em parceria com o Distrito de Saúde Rural, com o apoio da Unidade Móvel Fluvial (Barco Catuiara), que realiza viagens periódicas até as comunidades do rio Amazonas e do rio Negro, com uma equipe de profissionais formada por médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímicos e assistentes sociais.
A vacina antirrábica pode ser aplicada em animais com mais de três meses de vida e que estejam em boas condições de saúde. Segundo o CCZ, a vacina antirrábica para cães e gatos também é disponibilizada de forma rotineira na sede do Centro de Zoonoses, no bairro da Compensa, na Zona Oeste de Manaus.
Na área urbana de Manaus, o CCZ vai iniciar a campanha antirrábica para animais no mês de setembro, com a previsão de atingir mais de 200 mil animais.
Fonte: G1