O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e cobre cerca de um quarto de todo o território nacional. Em Mato Grosso, o bioma ocupa aproximadamente 360 mil quilômetros quadrados, ou seja 40% da área total do estado. Entretanto 70% da população não sabe da importância deste tipo de vegetação e que, sem ele, há risco para a sobrevivência de importantes rios do país.
Esse dado é apresentado na pesquisa realizada pela ONG Sou Cerrado que demonstrou a despreocupação da população em relação ao bioma, além de um conhecimento raso sobre ele.
Denominado por especialistas como “berço das águas” ou “caixa d’água do Brasil”, o Cerrado é uma das mais importantes fontes de água do país. Das 12 bacias hidrográficas presentes no Brasil, 8 nascem no Cerrado. Um dos exemplos são as nascentes de rios que formam o Pantanal, bioma que depende das águas do Cerrado para as pulsões de enchetes e secas e manter o fluxo de reprodução e alimentação da biodiversidade local.
Quanto a caracterização da vegetação, o Cerrado é uma savana, composta por árvores tortuosas, plantas rasteiras, gramíneas e arbustos. O bioma é fundamental para carregar reservatórios subterrâneos e abrigar nascentes e bacias de rios, que percorrem por todo o país.
A pesquisa da ONG Sou Cerrado foi realizada, em novembro de 2023, na forma de um questionário. De acordo com os pesquisadores, dois terços dos entrevistados não acertaram nem metade das perguntas sobre o Cerrado.
Em uma das questões que perguntava qual vegetação brasileira era considerada o “berço das águas”, 37% dos entrevistados responderam “Floresta Amazônica”.
Questionados sobre a presença de chuvas no bioma, 77% respondeu erroneamente que o clima do Cerrado é tropical seco, com pouquíssimas chuvas ao longo do ano.
De acordo com a pesquisa, 3 em cada 10 dos entrevistados sequer sabem que há água no Cerrado.
Outro dado preocupante é que os entrevistados apontaram que a Floresta Amazônica está sendo mais desmatada que o Cerrado. Porém, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apesar do movimento de queda, o Cerrado teve uma área de mais de 11 mil km² entre agosto de 2022 e julho de 2023. Já a Amazônia perdeu pouco mais de 9 mil km² de floresta no mesmo período.
Os entrevistados também relataram que, se pudessem escolher, pensando no meio ambiente como um todo, escolheriam a Amazônia como região mais importante para se proteger.
De acordo com a equipe da ONG Sou Cerrado, o intuito da pesquisa é proteger o bioma e estimular a população a conhecer e valorizar o Cerrado, que tem sido alvo do agronegócio com desmatamentos exacerbados e queimadas que afetam a biodiversidade.
Fonte: Mídia Jur