EnglishEspañolPortuguês

Poluição mata 2,5 milhões de pessoas na Índia

24 de outubro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Juntos, os dois países representaram quase 48% do total mundial de nove milhões. The Lancet Commission on Pollution and Health baseou suas descobertas em informações da pesquisa da Global Burden of Disease.

Poluição
Foto: Reuters/Adnan Abidi

A poluição do ar é, de longe, a maior responsável por mortes em todo o mundo, seguida da poluição da água. O maior impacto ocorre em países industrializados e em desenvolvimento, aponta o relatório.

Na Índia, onde cidades como Nova Deli são frequentemente colocadas entre as mais poluídas do mundo, quase um quarto de todas as mortes em 2015 foram causadas por doenças relacionadas à poluição. O fardo das doenças e das mortes relacionadas à poluição provavelmente é subestimado, acrescenta o relatório, já que muitos poluentes químicos emergentes ainda precisam ser identificados.

É interessante que a divulgação do documento ocorra em um momento em que os níveis de poluição do ar na Índia tendem a crescer após o festival de Diwali, que inclui muitos fogos de artifício e aumentam os já elevados níveis das partículas.

Em 2016, em Nova Deli, a fumaça das fogueiras, a poluição de automóveis, as emissões de usinas de carvão e a fumaça da queima de plantações em estados vizinhos gerou uma cobertura de poluição atmosférica que perdurou por alguns dias após as celebrações, informou o Quartz.

Temendo que isso se repita, o Supremo Tribunal da Índia proibiu a venda de foguetes na região da capital nacional na temporada festiva. Porém, a medida não ajudou a melhorar a qualidade do ar e diversas regiões registram níveis alarmantemente elevados de partículas. Outras cidades indianas como Chennai também testemunharam uma situação semelhante depois das festividades.

Mesmo em dias comuns, a poluição de muitas cidades indianas excede muito os limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Embora existam sinais encorajadores de que o governo indiano está levando o problema a sério, ao se comprometer com a energia renovável e com veículos elétricos, a utilização contínua de combustíveis sujos e o crescente número de veículos movidos a diesel dificultam um progresso real.

Você viu?

Ir para o topo