Aparentemente, o diesel polui o ar mais do que se acreditava anteriormente. Com base em um novo estudo de coautoria da University of Colorado Boulder, veículos como caminhões, carros e ônibus são os que mais emitem óxido de nitrogênio (NOx) em todo o mundo.
O resultado do estudo foi publicado na revista Nature. O uso nocivo de diesel emite óxido de nitrogênio (NOx) e chumbo, o que pode resultar em 38 mil mortes prematuras em todo o mundo, sendo que 1.100 ocorrem nos EUA.
Os dados alarmantes provam que há inconsistências entre o teste de emissão e o elemento nocivo real disseminado no ar com o uso de diesel. Isto fez a Volkswagen equipar carros a diesel com “dispositivos de erradicação”.
Dados informam que os dispositivos reduzem as emissões de NOx durante o teste para que os veículos respeitem os padrões estabelecidos pelo governo. As emissões de NOx não registradas provocaram de 50 a 100 mortes nos EUA.
“Muita atenção tem sido dada aos dispositivos de erradicação, mas nosso trabalho enfatiza a existência de um problema muito maior”, declarou Daven Henze, professor associado de engenharia mecânica da CU Boulder, em um comunicado.
“Isso mostra que, além de apertar os padrões de emissões, precisamos alcançar os padrões que já existem em condições reais de condução”, completou.
Os pesquisadores da Colorado Boulder trabalharam com o Conselho Internacional de Transporte Limpo, uma organização sem fins lucrativos, e o Environmental Health Analytics LLC para realizar o estudo, de acordo com o Nature World News.
Para coletar dados, os pesquisadores analisaram 30 emissões de veículos em 11 grandes mercados representando 80% dos veículos a diesel em 2015. Isso foi feito para provar se o diesel realmente polui o ar muito mais do que especialistas acreditavam.
Com base nos dados, os veículos movidos a diesel emitiram 13,1 milhões de toneladas de NOx em 2015. Os produtos químicos tóxicos emitidos poluem o ar, que provoca graves condições médicas como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, câncer de pulmão e morte.
O estudo também descobriu que, se a emissão estiver dentro do padrão governamental, as emissões mundiais totais poderiam ter sido apenas de 8,6 milhões de toneladas de NOx.
Os caminhões comerciais e ônibus são os maiores responsáveis pelas emissões de NOx no mundo.