EnglishEspañolPortuguês

LIBERDADE

64 répteis resgatados do tráfico em São Paulo são reintroduzidos à natureza

Os jabutis e a jiboia foram enviados para centros de reintrodução mais próximos aos seus respectivos habitat

30 de março de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação | SVMA

Resgatados pela Prefeitura de São Paulo, 64 répteis vítimas de tráfico foram devolvidos à natureza. Entre os animais salvos estavam uma jiboia, 35 jabutis adultos, e 28 filhotes de jabutis que foram vítimas de abandono, maus-tratos, ferimentos e atropelamentos.

Os animais receberam cuidados da esquipe técnica do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (Cemacas) que fizeram um trabalho para recuperar o peso e a hidratação deles. Os cuidadores ofereceram alimentos que são encontrados no habitat destas espécies.

Assim que os animais foram considerados saudáveis, os profissionais organizaram o procedimento para devolver os animais à mata. O trabalho foi realizados por equipes especializadas.

A jiboia é um animal natural da Mata Atlântica, que ocupava originalmente parte da costa litorânea do país. Os jabutis ocorrem principalmente na região Nordeste.

Levando em consideração os habitats naturais das jiboias e jabutis, os animais foram recebidos por dois centros de animais selvagens, o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens em Aracruz, no Espírito Santo, e o Centro de Triagem de Animais Silvestres, no Recife.

Nesses centros os animais receberam tratamento para se familiarizar com a natureza. Eles reaprenderam a encontrar comida e fugir de predadores, para garantir a sobrevivência e preservação da fauna.

O combate ao tráfico e a maus-tratos de animais selvagens faz parte do Plano Municipal de Estratégias e Ações Locais pela Biodiversidade da Cidade de São Paulo.

    Você viu?

    Ir para o topo