O Pelotão Ambiental da Brigada Militar de Sapucaia do Sul apreendeu, na noite de terça-feira (19), em São Leopoldo, 64 aves silvestres que eram mantidas em cativeiro. O responsável criava os pássaros em sua residência, no bairro Feitoria-Cohab e também em um sítio fora do perímetro urbano.
Entre as aves, estava uma arara-canindé, forte alvo de comercialização devido a sua beleza pela plumagem amarela no peito e azul sobre as asas. Em diversas gaiolas, estavam pássaros das espécies cardeal, trinca-ferro, canário-da-terra, frade, sabiá, pintassilgo, coleiro, azulão, tupi, verãozinho, sabiá-preto, cravina e serrinha. As aves foram encaminhadas ao Zoológico da Fundação Zoobotânica do RS, em Sapucaia do Sul, onde serão observadas durante um período para serem reintroduzidas na natureza, se apresentarem condições para isso.
O infrator responderá por crime Ambiental. A pena prevista é a detenção de seis meses a um ano e multa. As aves foram localizadas pelo 25ºBatalhão de Polícia Militar, que cumpria mandado de busca e apreensão de armas e acionou a polícia ambiental para tratar da ocorrência.
Fonte: Portal Vitrine