O CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens), em Gouveia, Portugal, vai devolver à natureza seis aves selvagens, nesta sexta-feira, 14 de outubro, em Gouveia, Viseu, Santa Comba Dão, Coimbra e Cantanhede.
Devolução à Natureza de uma águia-de-asa-redonda:
09h00
S. Julião, Gouveia
Ponto de encontro: Fábrica da Salemo & Merca, Gouveia
“Esta águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) sofreu um atropelamento no dia 24 de Setembro e foi recolhida por um particular que a entregou na GNR de Gouveia. Quando ingressou no CERVAS, a ave apresentava hemorragias oculares, orais e numa das asas, tendo sido tratada e posteriormente colocada em contacto com outras aves de rapina, de forma a ficar preparada para a libertação”, explicam os organizadores.
Devolução à Natureza de uma águia-de-asa-redonda:
14h30
Pascoal, Abraveses, Viseu
Ponto de encontro: Posto da GNR-Viseu
“Esta águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) ingressou no CERVAS no dia 8 de Janeiro após ter sido encontrada num pinhal por um particular. A ave não conseguia voar devido ao facto de apresentar a plumagem muito danificada e terá conseguido escapar de uma situação de cativeiro ilegal. Quando ingressou no CERVAS, além de problemas nas penas, esta águia apresentava um comportamento muito agressivo e foi necessário submetê-la a um longo período de contacto com outras aves de rapina, de forma a ficar preparada para a libertação”.
Devolução à Natureza de uma águia-de-asa-redonda:
17h00
Treixedo, Santa Comba Dão
Ponto de encontro: Centro Educativo de Treixedo (Norte)
“Esta águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) ingressou no CERVAS no dia 8 de Julho após ter sido atropelada no IP3 e recolhida por um particular que a entregou ao SEPNA-GNR de Viseu. Esta ave apresentava descoordenação motora e problemas oculares, tendo sido necessário um acompanhamento clínico bastante constante na fase inicial, seguido de uma fase posterior de treino e contacto com outras aves de rapina”.
Devolução à Natureza de duas corujas-das-torres:
19h30
São Paulo de Frades, Coimbra
Ponto de encontro: Quintinha do Monte, Logo de Deus, S. Paulo de Frades
“Estas corujas-das-torres (Tyto alba) foram encontradas no dia 26 de Agosto no interior de uma residência, na lareira da sala, tendo sido entregues por um particular ao SEPNA-Coimbra, que as encaminhou para o CERVAS através da Reserva Natural do Paúl da Arzila. Durante o processo de recuperação as aves estiveram em contacto com outras corujas-das-torres para socialização e treino de voo e caça”.
Devolução à Natureza de uma coruja-das-torres:
21h15
Preirões, Tocha, Cantanhede
Ponto de encontro: Bombas da Repsol em Preirões, Tocha.
“Esta coruja-das-torres (Tyto alba) ingressou no CERVAS no dia 25 de Agosto após ter sofrido um atropelamento e ter sido recolhida por um particular e entregue na Reserva Natural do Paul da Arzila. Não foram detectadas lesões graves e a recuperação consistiu em treinos de voo e caça em conjunto com outras aves da mesma espécie”.
“O CERVAS é uma estrutura que pertence ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) / Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e que se encontra actualmente sob a gestão da Associação ALDEIA (www.aldeia.org) com o apoio da ANA – Aeroportos de Portugal e outros parceiros. O centro tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitates”.
Contatos:
Telem: 96.271.44.92
Email: [email protected]
Fonte: Ecosfera