40 anos depois de morder a cabeça de um morcego por engano durante um show, Ozzy Osbourne anunciou que quer proteger estes animais, pelo menos inicialmente em sua mansão no Reino Unido.
O músico afirmou que adotará medidas de proteção aos morcegos frugivoros em sua histórica residência conhecida como Grade II, em Buckinghamshire, na Inglaterra, ao instalar caixas de proteção para os animais, onde eles poderão dormir e se alimentar.
Ozzy e os morcegos
O triste episódio em que ele mordeu um morcego jogado no palco em um show do dia 20 de janeiro de 1982 em Des Moines, Iowa (EUA) teve muita repercussão negativa e ele disse em entrevistas que não queria ficar conhecido como um matador de morcego.
O cantor não sabia que se tratava de um morcego de verdade, ele havia pensado que a criatura jogada no palco pelo público era feita de borracha e, por isso, mordeu sua cabeça. Mas só percebeu que era real quando viu que o animal batia as asas e então, já era tarde. Ozzy, atualmente, lamenta muito pelo que ocorreu.
A importância da preservação de morcegos
Vários mitos e histórias errôneas fizeram dos morcegos uma espécie incompreendida ao redor do mundo. Isso faz com que muitas das vantagens que esses animais proporcionam ao meio ambiente sejam desconhecida e os tornam seres odiados e temidos.
Segundo a National Geographic, esses voadores, únicos em seu tipo, são fundamentais para um bom desenvolvimento do meio ambiente, pois como polinizadores, dispersores de sementes e controladores de pragas, mantêm a biodiversidade dos ecossistemas que habitam em equilíbrio.