EnglishEspañolPortuguês

Mais de 350 pássaros silvestres foram resgatados em Recife (PE)

9 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Pássaros foram levados à Depoma, no Centro do Recife. (Foto: PM Lúcio Flávio/Divulgação)
Pássaros foram levados à Depoma, no Centro do Recife.
(Foto: PM Lúcio Flávio/Divulgação)

Dois homens foram presos e 352 pássaros silvestres brasileiros foram resgatados na madrugada desta quarta-feira (9), por volta das 3h30, na feira do bairro de Cavaleiro, na Zona Oeste do Recife. Os suspeitos são irmãos com 26 e 37 anos de idade, e foram detidos por tráfico de animais silvestres. Eles foram detidos enquanto faziam a entrega das aves na feira.

A Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), da Polícia Militar, suspeita que eles tenham adquirido os animais ilegalmente nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais. Ao todo foram 248 aves da espécie papa-capim, 94 galos de campina, 4 tico-ticos, 3 sanhaçus e 3 azulões. As aves foram levadas à Delegacia de Polícia Civil do Meio Ambiente (Depoma), na Ilha do Retiro, Centro do Recife, e devem ser encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os suspeitos foram levados para a Depoma, vão responder um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e devem pagar uma multa pela tutela ilegal dos animais, que varia de R$ 500 a R$ 5 mil por ave.

Armas

Na terça-feira (8), o Cipoma também apreendeu 39 pássaros silvestres durante uma operação para capturar armas de fogo irregulares nos Engenhos Boa Esperança e São Domingos, na cidade de Barreiros, na Zona da Mata Sul. Oito espingardas e quatro homens foram levados à delegacia local. Os suspeitos foram autuados por posse ilegal de arma e munição, mas foram liberados após pagamento de fiança. De acordo com o Cipoma, as aves foram levadas ao Ibama e devolvidas à natureza.

Denúncias de delitos ambientais e entrega de armas podem ser feitas através do telefone (81) 3181-1700.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo