EnglishEspañolPortuguês

30 cães são retirados de canil no Cajuru

24 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
 Foram encontrados e apreendidos 30 cães das raças Lhasa Apso, shitzu, yorkshire, poodle e pincher, que estavam vivendo em situação precária. (Foto: Reprodução)
Foram encontrados e apreendidos 30 cães das raças Lhasa Apso, shitzu, yorkshire, poodle e pincher, que estavam vivendo em situação precária. (Foto: Reprodução)

Uma denúncia de maus-tratos contra animais levou a Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a flagrar, nesta quarta-feira (23), um canil irregular na Rua Goiânia, no bairro Cajuru. Em uma operação conjunta com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, foram encontrados e apreendidos 30 cães das raças Lhasa Apso, shitzu, yorkshire, poodle e pincher, que estavam vivendo em situação precária.

Os animais receberam microchips no local e foram enviados para um lar temporário, tendo como fiel depositária a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba. Eles irão aguardar pela decisão judicial sobre um possível encaminhamento para adoção. Antes disso, os cães serão castrados e passarão por uma completa avaliação veterinária.

“A perfeita articulação entre a Rede de Proteção Animal, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e as protetoras animais permitem a agilidade e o sucesso de ações como esta”, afirma o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo.

Ele informa que o lugar flagrado é ilegal porque a criação comercial de animais em Curitiba é proibida pela Lei 13914/11. “O fato de termos encontrado vários filhotes configura a criação”, explica. Além disso, neste local fica configurado o mau-trato aos animais.

Foram encontrados animais doentes e presos em gaiolas minúsculas e imundas, num ambiente insalubre. A lei 13908/11 se refere aos maus tratos.

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente constatou o flagrante e o proprietário do estabelecimento vai ser levado à Delegacia para a lavratura de um termo circunstanciado pela prática de abuso e maus-tratos aos animais. Além disso, a Rede de Proteção Animal lavrou duas multas no valor de R$ 50 mil cada por maus-tratos e também pelo comércio de cães.

É o segundo caso de canil irregular verificado em um mês pela Rede de Proteção Animal. No final de setembro, denúncia de maus-tratos contra animais ao número 156 da Prefeitura de Curitiba levou as equipes a um estabelecimento no bairro Boa Vista. Lá foi constatada a veracidade da denúncia com a existência de um canil irregular – 119 cães de 11 raças, sendo 58 filhotes, foram encontrados em situação precária de alojamento e sem acompanhamento de um responsável técnico. Esses animais foram encaminhados para lares temporários, aguardando decisão judicial.

Fonte: Bem Paraná

Você viu?

Ir para o topo