A clínica veterinária Onco Cane, realiza a 2ª Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Mama em Cadelas, pois em pesquisas recentes os tumores mamários são, entre todos os tipos de tumores, os mais comumente diagnosticados em cadelas como nos seres humanos.Na primeira campanha foram atendidos mais de 130 cadelas onde 10% apresentaram algum tipo de manifestação da doença. A campanha quer atingir a todos os tutores de cães e não só pessoas do segmento ou adoradores de cães. Para isso desenvolveu um charmoso vídeo com atuação de cães em uma bate papo de colegas sobre a prevenção.
A campanha não busca só fazer a prevenção da doença nos cadelas mas em divulga-la e alertar os tutores que esquecem que seu animal também é um mamífero e pode ter as mesmas doenças do que os seres humanos e não sabem como descobrir tal temida doença. No caso do câncer mamário em cadelas o toque é tão fundamental para a prevenção como na mulher.
Em dados gerais em diversas pesquisas feitas fora do risco de desenvolvimento de tumores mamários em cadelas é de 0,5% em animais castradas antes do primeiro cio; 8% quando a esterilização for realizada após o primeiro cio e de 26% quando esse procedimento é feito após o segundo cio. Os animais submetidos à castração após os dois anos e meio de idade não necessariamente podem ser beneficiados pelos efeitos profiláticos da esterilização, isto porque consideramos que o tecido das glândulas mamária nesta espécie estão completamente diferenciadas neste período.
Sendo assim é muito importante alertar os tutores de cadelas e até gatos da Grande São Paulo, que segundo o IBGE é onde se concentra a maior população desse tipo de animal no Brasil. A campanha acontece no dia 27/10 no Parque do Ibirapuera, onde os tutores das cadelas receberão informações gerais sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama na espécie canina através de médicos veterinários e alunos dos cursos de medicina veterinária.
Os tutores de cadelas jovens (até 1 ano de idade) serão informados e conscientizados sobre os benefícios da castração precoce como método de prevenção da doença.Tutores de cadelas acima de 1 ano de idade e, principalmente as não castradas, caso tenham interesse, serão encaminhados para exame de palpação das mamas, realizado por médico veterinário.
O tutor também poderão receber o treinamento de como apalpar toda a extensão de ambas as cadeias mamárias com especial atenção à consistência normal do parênquima mamário, à aparência da pele que recobre as mamas, à topografia e o formato dos mamilos.
Caso sejam detectadas quaisquer alterações como: nódulos, presença de secreção láctea ou hemática proveniente dos mamilos; fibrose ou aderênciada mama à musculatura subjacente ao à pele ou ainda ferimento da pele que recobre as mamas, o tutor será orientado a procurar um serviço veterinário para diagnóstico e tratamento adequado.
Serviço:
2ª Campanha de prevenção ao câncer de mama em cadelas
Quando: 27/10/13 – domingo
Horário: 08h às 18h
Onde: Parque do Ibirapuera – Arena (em frente a ponte de ferro)
Site: http://www.animalsemcancer.com.br/
Sobre a Onco Cane:
A Onco Cane Veterinária é uma clínica especializada em tratamento oncológico de cães e gatos, dirigida pela renomada Dra. Renata Afonso Sobral.
www.oncocane.com