EnglishEspañolPortuguês

Vídeo revela abuso e violência em maior fábrica de laticínios canadense

28 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Sini do Prado (da Redação)

Foto: Mercy for Animals
Foto: Mercy for Animals

Em maio de 2014, um pesquisador secreto, juntamente à ONG Mercy For Animals Canadá, documentou a horrenda crueldade praticada aos animais na maior fábrica de laticínios canadense, a Chilliwack Cattle Company, na província de British Columbia. Os maus-tratos relatados pela câmera escondida incluem:

• Trabalhadores ferozmente chutando, batendo, agredindo e espancando as vacas no rosto e no corpo com correntes, canos, tubos de metal e rodos.

• Vacas doentes e machucadas agonizando com feridas abertas, emanando infecções, e ferimentos graves sem receber nenhum tratamento veterinário adequado.

• Trabalhadores utilizando correntes e tratores para suspender vacas doentes e feridas pelo pescoço.

• Trabalhadores cutucando e comprimindo as supurações dos animais, arrancando tufos do pelo dos rabos das vacas e esmurrando os bois nos testículos.

Opiniões de Especialistas

Após reavaliar as imagens escondidas, o veterinário Dr. James Reynolds, um especialista em bem estar bovino conhecido internacionalmente, afirmou: “As ações observadas nesse vídeo são os casos mais graves de maus-tratos aos animais que já relatei em 32 anos trabalhando como veterinário bovino.”

Dr. Mary Richardson, quem presidiu casos de abuso animal em Ontario, declarou: “Se essa prova tivesse sido apresentada a mim pelo procurador-geral de Ontario quando eu ainda era Presidente do Conselho de Revisão do Bem-Estar Animal, eu certamente teria acusado estes indivíduos no âmbito da Lei OSPCA.”

O Fundo do Poço das Fábricas de Laticínios

Tratadas como meras máquinas produtoras de leite, as vacas exploradas e abusadas perduram vidas de constante miséria e privações. De forma a manterem uma forma permanente da produção de leite, as vacas são repetidas vezes fertilizadas artificialmente. Muitas vezes ao dia, as vacas leiteiras são apanhadas por seus úberes por máquinas de sucção que podem causar lesões dolorosas e mastites. Algumas passam suas vidas inteiras em pé sobre chãos de concreto, outras são amontoadas em áreas puro lodo.

As vacas tem um ciclo natural de vida de cerca de 25 anos e podem produzir leite de oito a nove anos, mas o stress causado pelas condições da fábrica as predispõem a doenças e problemas reprodutivos, que fazem com que elas rendam para as fábricas não mais do que um tempo estimado de quatro ou cinco anos.

Estes animais altamente inteligentes e sociáveis sofrem maus-tratos de forma inimaginável desde a hora em que nascem e são retirados do lado de suas mães até o momento em que estão esgotados fisicamente devido a tantas gravidezes e da produção constante de leite; e então, são vendidos ao matadouro.

Embora a crueldade excessiva e a violência sejam práticas recorrentes dos fornecedores de leite, os consumidores que se importam podem ajudar a acabar com o sofrimento desnecessário dessas vacas ao escolherem alternativas veganas no lugar de leite, queijo e sorvete.

Você viu?

Ir para o topo