O Dia dos Mortos é uma das tradições mais icônicas do México, celebrado nos dias 1º e 2 de novembro como uma forma de homenagear e manter viva a memória dos entes queridos que já faleceram. O país também comemora hoje, 27 de outubro, o Dia dos Mortos para animais, celebração que permite que tutores recordem seus animais domésticos.
Sob uma perspectiva psicológica, a morte do seu animal doméstico implica um processo de luto bastante semelhante a outros tipos de perdas. Especialistas em luto explicam que esse processo tem como objetivo aceitar e superar a morte de um cão, gato ou qualquer OUTROS animal.
No entanto, esclarecem que isso não consiste em esquecê-lo, mas sim assimilar sua perda. Por essa razão, essa homenagem pode facilitar o processo de luto e se transformar em um ritual que nos permita continuar vivendo, apesar da perda.
Assim como a celebração tradicional, o Dia dos Mortos para Animais reflete a visão mexicana de que a morte não é um adeus definitivo, mas uma oportunidade de manter uma conexão com aqueles que deixaram marcas especiais em nossos corações, sejam eles humanos ou não.
No caso do Dia dos Mortos para os animais, trata-se de uma homenagem para aqueles que faleceram e deixaram sua marca em nossos corações.
Nesse dia você pode homenageá-lo montando um altar. Esses são alguns objetos que podem ser incorporados ao altar:
- Fotografia, para lembrar e homenagear quem já se foi;
- Comida e brinquedos que ele gostava em vida;
- Velas e incenso, representando luz, esperança e limpeza espiritual do ambiente;
- Um texto dedicado ao animal. Se o processo de luto for recente, isso ajudará a lidar com a dor;
- Flores que são imprescindíveis em qualquer altar, por isso recomenda-se seu uso.
Se você está em um processo de luto por uma perda desse tipo e tem dificuldades para lidar com isso, recomendamos procurar um especialista em saúde mental para obter orientações adequadas.