Por Walkyria Rocha (da Redação)
Ken, Linds, Karla Rumery e Ian Nelson foram acusados de manter em cativeiro um total de 27 animais, a maioria deles cães. Os animais foram encontrados em um apartamento de 74 metros quadrados. As informações são do Denver Westword.
De acordo com a oficial Lorraine Pacheco, que trabalha nas investigações especiais para o Controle Animal de Denver, Colorado, o original desse relatório de 25 de Setembro, que aconteceu em um apartamento no bloco 10.000 da Avenida East Virginia, é que tratava-se de aromas – os mais desagradáveis.
“Inicialmente, nós recebemos um telefonema da vizinhança devido ao cheiro – e eles podiam ouvir os animais “, disse Pacheco. “Mas não sabíamos quantos animais havia até então”.
Quando o oficial chamado descobriu, pediu reforços, entre outros, a oficial Pacheco – que compreendeu o tamanho do problema mesmo antes de entrar no apartamento.
“O apartamento fica em um prédio de dois andares, e já se podia sentir o cheiro ainda em baixo, nas escadas”, diz ela.
A primeira coisa que Pacheco viu foi “uma porção de cães correndo, vários objetos pessoais espalhados e muita urina e fezes dos cães” dos 22 cães, todos uma mistura da raça poodle-terrier, e ainda um gato, duas tartarugas e dois hamsters.
Também descobrimos: três sapos mortos, e o corpo de um cãozinho recém-nascido. “Não sei se o cãozinho morreu ao nascer ou se logo depois,” Pacheco admite. “Mas havia um recém-nascido que estava morto e um outro, com cerca de dois dias de nascido, que ainda estava vivo.”. O sobrevivente está com sua mãe em um outro local, ela disse.
Os animais foram levados para o Abrigo Animal de Denver e estão relativamente bem, considerando as condições que viviam; funcionários do Abrigo estão avaliando se alguns deles podem ser adotados.
Enquanto estava lá, afirmou Pacheco, ela conversou com Linda Rumery, de cinqüenta anos, e, naturalmente, ocorreu o assunto de como a família acumulou tantos animais.
“Ela me disse que começou com um, e depois trouxe um outro e mais outro e então ficou fora de controle”, Pacheco observa.
Em quanto tempo chegaram a esse ponto? Pacheco revela que “ o mais novo dos cães acabam de nascer e há outros de quatro meses, seis meses. O mais velho estava com cerca de três anos.” Depois de uma pausa, ela diz, “Felizmente isso não aconteceu durante todos os três anos “.
Linda, Ken (de 57 anos), Karla e Nelson (ambos com 24 nos) foram citados essa semana por crueldade animal. Foram convocados a comparecer à Corte para uma primeira audiência, dia primeiro de Novembro.
Quando perguntamos em que esse caso se compara a outros exemplos de cativeiro animal que ela tem visto através dos anos, Pacheco, uma veterana do Departamento, com 14 anos de função, reconheceu que esse não foi o pior de todos, “mas foi muito ruim. Eu diria um dos cinco piores”.