Ativistas dos Direitos dos Animais, ONGs e protetores independentes realizarão nesta sexta (25) manifestação pacífica pelo fim da utilização dos animais em aulas e experimentos da UFSC.
A concentração está marcada para as 18h30min em frente a Concha Acústica. Desde o mês de maio de 2013 a UFSC estava proibida de utilizar animais, após decisão proferida pelo juiz Marcelo Krás Borges, da Vara Federal Ambiental de Florianópolis.
No início do mês de Outubro a UFSC conseguiu no TRF4, o direito de retornar a utilização de animais nas aulas e testes. A suspensão da proibição foi dada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Tadaaqui Hirose. Em seu voto, Hirose explicou que, “embora veja como necessária a adoção de métodos alternativos pelo meio científico, certo é que a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa está devidamente regulada por lei em vigor (…)”.
Advogados voluntários de ONGs e Protetores Independentes reforçam que a manifestação é pacífica e ato preparatório para abrir novamente a discussão que deve envolver também os representantes de Santa Catarina na Câmara dos Deputados e Senado Federal.
Fonte: ClicBRS