Anualmente, 30 mil elefantes são mortos em razão da caça ou da destruição dos seus habitats. Quando há conflito com entre seres humanos e animais, geralmente, os humanos são os culpados, mas são os animais que sofrem as principais consequências. O elefante Sarara é um exemplo disso. Ele foi encontrado com uma lança cravada em seu estômago em outubro de 2021. O animal estava em uma área de conservação quando foi encontrado por caçadores.
Ele conseguiu fugir, mas ficou com o objeto perfurante em seu corpo, causando dor e sofrimento profundos. Uma equipe do Save The Elephants encontrou o elefante e o ajudou. O elefante precisava de atenção médica imediata para remover a ponta da lança e limpar a ferida, duas tarefas difíceis de fazer com um elefante selvagem enorme e muito estressado. Felizmente, a equipe tinha muita experiências com resgate e conseguiu ajudar Sarara.
Depois de alguns meses, Sarara se recuperou e voltou a andar e se alimentar sem ajuda. Em breve, ele será devolvido à natureza. O Save The Elephants usou o caso de Sarara para fazer uma postagem nas redes sociais denunciando o massacre de elefantes no Quênia em razão da invasão humana e destruição da natureza. O santuário pede fiscalizações e penalizações mais severas.