Por Vanessa Perez (da Redação)
Uma empresa chinesa que extrai bile de ursos em cativeiro para utilizar em medicamentos convencionais, provocou furor na internet sendo acusada, por blogueiros, de crueldade contra animais quando surgiu a notícia de que entrariam no mercado de ações.
A Guizhentang Pharmaceuticals Organization, que extrai a bile de Ursos Negros Asiáticos em cativeiro, abordou as autoridades da província de Fujian, para criar uma oferta pública inicial, disse um funcionário à Reuters recentemente.
A bile retirada das bexigas dos ursos é utilizada em alguns medicamentos chineses que prometem curar doenças nos olhos e no fígado.
O procedimento legal e regulamentada na China, exige a “ordenha” em incisões abertas na barriga dos Ursos e causa “sofrimento físico e psicológico” para milhares de ursos na China “, disse uma ativista do grupo Animals Asia em uma declaração que desencadeou a ira online.
Os internautas chineses têm lotado as páginas da IPO – Guizhentang, que teve que ser bloqueada, por estarem cheias de micro-blogs com sua desaprovação.
“Isso pode ser uma desgraça”, disse uma pessoa sobre a torrente de comentários no conhecido site chinês Sina de micro-blogging. “Se esse tipo de empresa vier a ser listado, não deveria apenas dizer ao público que o método para obter lucros é através do comportamento cruel e desprezível?”
Um comentário adicional, disse: “Todos os homens e mulheres com consciência precisam, a partir de hoje, boicotar a Guizhentang Pharmaceuticals”.
Um relações públicas da Guizhentang não quis comentar sobre eventuais planos de listagem ou sobre a cruel extração de bile de urso.
O Web site do negócio não dá detalhes sobre a IPO, mas diz que possui o maior negócio na reprodução de urso preto no Sul da China, com cerca de 400 ursos e planos de expansão para 1200 dos animais, apelidado de Ursos Lua por conta da crescente marcação em seu peito .
Ele também disse que a empresa utiliza os maiores “métodos avançados e civilizados” do mundo para extrair a bile, não precisando de tubos.
Um funcionário do gabinete de Fujian, China Securities Regulatory Commission, disse à Reuters que tinha recebido um pedido de abertura de capital da empresa e estava sob avaliação. O funcionário, de sobrenome Su, não iria fazer mais comentários.
Animals Asia disse que foi encorajado pela resposta do público.
“Esta é uma das primeiras vezes que vemos vários Chineses falarem contra a indústria”, disse Zhang Xiaohai, diretor de assuntos externos da Animals Asia em Pequim, à Reuters.
“Temos lutado contra este problema e agora a chamada está vindo da sociedade chinesa. Eu acho que pode ser muito encorajador.”