Um homem arremessou um pit bull em um valão em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (2). Uma câmera registrou o abandono.
Também nesta quinta, uma força-tarefa foi checar uma denúncia em Itaguaí e encontrou pelo menos 400 cães em um terreno.
O pit bull abandonado
O abandono foi por volta das 6h. Nas imagens, um homem chega de bicicleta, tira um embrulho da cestinha, salta e arremessa tudo no canal da Avenida Ribeiro Dantas.
Minutos depois, um guardador de carros resolveu pular no rio para ver o que tinha no pacote. Era o pit bull, que estava com o focinho e as 4 patas amarrados e enrolado em um cobertor.
Uma mulher acolheu o cachorro até achar um lar temporário.
Centenas de cães em Itaguaí
Após uma denúncia de maus-tratos, a Prefeitura de Itaguaí, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil encontraram pelo menos 400 cachorros em más condições em um terreno no município. Um casal foi conduzido para a 50ª DP (Itaguaí) para prestar esclarecimentos.
Em meio ao mato alto, a força-tarefa encontrou animais debilitados e até ossadas. A proprietária, que se apresentou como Lusiana, contou que os cães são abandonados no terreno e que ela e o marido tentam acolher.
“A denúncia fala em maus-tratos de cachorros com possível morte para venda de carne. A gente veio justamente para fazer uma avaliação, até para poder chegar a uma conclusão”, disse Antonio Marcos Barreto, secretário do Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-estar Animal de Itaguaí.
A prefeitura afirmou que vai prestar apoio para o acolhimento dos cães.
“Se tiver boa intenção, vamos dar estrutura, trazer o castramóvel e veterinários e identificar os animais para dar destino correto em feiras de adoção”, emendou Barreto.
O espaço foi interditado.
Fonte: G1