Por Natalia Cesana (da Redação)
Os animais, principalmente os cachorros, são as primeiras vítimas de envenenamento doméstico. De acordo com estudo do Centro Antienvenenamento da Faculdade de Medicina Veterinária de Turim, publicado na revista “Veterinary Record”, no caso dos animais domésticos, as intoxicações se devem sobretudo aos antiparasitas veterinários, produtos utilizados para protegê-los de pulgas e carrapatos. As informações são do jornal italiano La Stampa.
O inimigo número dois são os remédios para uso humano, seguido pelos detergentes e plantas venenosas. Na Itália – comentam os autores do estudo – os dados publicados sobre o assunto são poucos, mas fundamentais para reduzir a mortalidade por envenenamento.
Remédios, detergente e plantas são perigosos também porque, se acondicionados sem cuidado, podem trazer boas probabilidades para que os filhotes entrem em contato com substâncias tóxicas.
De 2000 a 2010, especialistas recolheram informações epidemiológicas relativas ao envenenamento de animais e as classificaram em um banco de dados informatizado.