EnglishEspañolPortuguês

MUNDO EM CRISE

2024 atingiu 'novos patamares perigosos' para o clima, diz relatório climático

Análise da World Weather Attribution e da Climate Central reúne dados e estudos sobre o ano, que foi marcado por eventos extremos

27 de dezembro de 2024
Giuliana Miranda
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/SGB

Prestes a ser confirmado como o ano mais quente da história da humanidade, 2024 atingiu “novos patamares perigosos” para o clima. Por conta das mudanças climáticas, os cidadãos do planeta enfrentaram, em média, 41 dias adicionais de calor perigoso à saúde.

A análise é de um novo relatório da World Weather Attribution e da Climate Central, que destrinchou dados e estudos sobre um ano marcado por eventos climáticos extremos intensificados pela ação humana

“Os impactos do aquecimento por combustíveis fósseis [origem da maior parte dos gases de efeito estufa na atmosfera] nunca foram tão claros ou devastadores quanto em 2024. Estamos vivendo em uma nova era perigosa”, disse. Friederike Otto, líder da WWA e professora de ciência climática no Imperial College de Londres.

“O clima extremo matou milhares de pessoas, forçou milhões a deixarem suas casas este ano e causou sofrimento implacável. As inundações na Espanha, furacões nos EUA, seca na Amazônia e inundações em toda a África são apenas alguns exemplos”, completou a pesquisadora.

    Você viu?

    Ir para o topo