EnglishEspañolPortuguês

MONTE ALTO (SP)

Arara vítima de maus-tratos e urubu resgatado de queimada viram amigos

24 de janeiro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Samuel Maria

A arara Esperança, vítima de maus-tratos, e o urubu Zeca, que foi resgatado de uma queimada na região, vivem juntos como bons amigos em um sítio de Monte Alto (SP).

Os animais são cuidados pelo ambientalista Samuel Maria desde 2021, que achou inusitado o fato de duas espécies diferentes conviverem em paz no dia a dia.

“Os dois começaram a conviver e hoje eles brincam, ficam juntos. Eu achei fantástico, porque são duas espécies totalmente diferentes, mas que estão vivendo tranquilamente”, afirmou.

Segundo Samuel, as aves vivem livremente no local, sem a necessidade de prendê-las em gaiolas.

“Os dois se deram muito bem, eles até têm um pouco de ciúmes, quando eu pego um deles, o outro vem perto e vice-versa”, disse.

Zeca, o urubu

Zeca, que é da espécie urubu-de-cabeça-preta, foi resgatado em julho de 2021, quando os incêndios ocasionados pelas secas atingiram a região de Monte Alto.

De acordo com o ambientalista, Zeca ficou longe da mãe e do irmão depois que a árvore em que eles estavam foi queimada e o ninho caiu.

Os animais foram resgatados, mas o irmão de Zeca não resistiu. Após receber todos os cuidados necessários, o animal foi solto no sítio e decidiu ficar com o ambientalista.

“Ele vive solto, mas não vai embora, ele nos assumiu como família”, disse Samuel.

Arara Esperança

Esperança é da espécie arara-canindé e chegou ao sítio em novembro de 2021, após uma empresa informar que o animal estava em um jardim próximo e não conseguia voar.

“Era um filhote que provavelmente foi oriundo de tráfico de animais, porque ela estava com o pé todo machucado”, relatou o ambientalista.

A ave foi resgatada, tratada e solta, mas também resolveu ficar. Para Samuel, quando os animais atingirem a maturidade sexual é provável que voem em busca de parceiros, mas até lá devem permanecer juntos, como amigos, no sítio.

Sítio

O sítio, categorizado como uma área de preservação ambiental, fica próximo ao corredor ecológico de Monte Alto(SP), com mais de 20 km de extensão.

Esse corredor, segundo o ambientalista, é utilizado para a soltura de animais resgatados na região.

“Já foram registrados filhotes de onça parda, jaguatirica, tamanduá, quati, várias espécies de cobras, de aves, capivara e javali. Então quando a gente faz um resgate, a gente solta nesse corredor ecológico”, explicou Samuel.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo