EnglishEspañolPortuguês

INGLATERRA

Serial killer de gatos está sequestrando animais de suas casas para matá-los

27 de dezembro de 2021
Jane Dalton (The Independent) | Traduzido por Luna Mayra Fraga Cury Freitas
6 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Voluntários que investigam a morte dos gatos dizem estar convencidos de que no mínimo um assassino está mirando animais domésticos no sul da Inglaterra, cortando cabeças e às vezes caudas.

Pelo menos nove gatos domésticos foram encontrados decapitados ou tiveram as suas caudas cortadas nas últimas seis semanas – em ataques que, segundo eles., têm as marcas de ações humanas, e não de obra das raposas, a quem foi atribuída a culpa no passado.

Em alguns casos, cabeças ou coleiras parecem ter sido deliberadamente colocados perto das casas dos tutores daqueles gatos, afirma-se.

Em 2015, a Polícia Metropolitana começou a investigar o chamado assassino de gatos de Croydon, suspeito de atacar centenas de animais domésticos no sul de Londres e região.

Em 2018, a polícia concluiu que não havia um assassino em série, e que as mortes foram ocasionadas por raposas que deslembravam os corpos de animais de estimação que foram atropelados. Os amantes de animais ficaram consternados, dizendo ter certeza de que os ferimentos tinham sido infligidos por humanos.

Agora, uma onda de descobertas horríveis alimentou mais medos.

Há uma semana, um gato preto e branco foi encontrado morto e com a cauda removida em Swanley, norte de Kent. Dois dias antes, uma gata cinza rajada foi encontrada decapitada e com sua cauda removida em Christchurch, Dorset. O tutor dela disse que temia que o assassino de Croydon fosse o responsável, mas a polícia disse que o circuito de câmeras mostrou uma raposa infligindo um ferimento na área da cauda.

Nas últimas duas semanas, gatos mortos e mutilados também foram encontrados em New Malden, no sul de Londres, e nas cidades costeiras como Lancing, West Sussex, além de Brighton e Seaford no leste de Susex.

As pessoas estão preocupadas devido às já comprovadas ligações entre pessoas que praticam tortura animal e evoluem para assassinato de humanos.

Três semanas atrás, um homem que admitiu torturar e matar cerca de 30 gatos em Norwich foi preso por espancar um aposentado até a morte com um martelo em Merseyside.

No mês passado, Treacle, um gato escaminha que havia sido resgatado das ruas, foi encontrado decapitado e jogado em um jardim em Weymouth, Dorset.

Na mesma época, um gato Bengal Branco foi encontrado com a cabeça cortada e sem a pata direita, na porta de uma casa em Southampton, perto de onde o animal vivia. Seus donos, muito consternados, disseram que havia muito pouco sangue e nenhuma outra marca em seu corpo. A polícia prometeu investigar.

E um gato encontrado sem vida no sul de Croydon tinha sido “morto com ferimentos consistentes com casos anteriores”, de acordo com o grupo South Norwood Animal Rescue and Liberty (SNARL – Grupo de Resgate e Liberdade animal de Norwood do Sul).

“O veterinário está confiante de que os ferimentos não foram resultado de um acidente de trânsito ou de ataques de raposas”, disse o grupo SNARL sobre o último caso de ao sul de Croydon.

Em maio deste ano, o corpo decapitado do gato de Katherine Hughes, Theo, foi jogado perto de sua casa em Lewisham, ao sul de Londres.

E em setembro passado, um gato que foi morto em Weymouth foi também decapitado. Um veterinário disse que suspeitavam que um instrumento afiado havia sido usado.

A tutora cuja gata de 10 anos foi morta em Christchurch disse: “Meu coração está partido e estou assombrada pelo fato de sua cabeça ainda estar desaparecida e as situações de horror e terror que devem ter acontecido com ela estão me deixando com enjoo”.

“Culpar as raposas por esses casos é ridículo, já que as raposas não matam gatos, e se o fizessem, certamente não escoariam seu sangue completamente, não cortariam suas cabeças e caudas de forma tão precisa, não os lavariam e secariam e os deixariam sem uma única marca aparente de mordida.”

Tony Jenkins, que dirige o grupo SNARL, disse: “Uma raposa faminta levaria todo o corpo. A cabeça e a cauda são as partes menos nutritivas.

“Em alguns casos, uma pata foi deliberadamente cortada. E uma raposa não deixaria uma cabeça ou uma coleira na porta.”

“Raposas não saem por aí deixando corpos sem cabeça na porta, além disso, acidentes de trânsito raramente aconteciam em ruas apenas com tráfico local”, acrescentou.

“Raramente há sangue ao redor da ferida. Temos análises de especialistas que afirmam que o assassino mataria o animal primeiro, esperaria até uma hora para o sangue coagular, depois cortaria a cabeça ou a cauda.”

Se um gato foi atropelado por um veículo, suas garras geralmente são desgastadas com violência, disse ele – mas isso não foi visto nos casos de decapitação.

“Estamos convencidos de que há pelo menos um assassino rondando pelo sudeste da Inglaterra. Ele precisa ser pego senão mais gatos morrerão. Não são apenas gatos – quando partes do corpo são trazidas de volta é traumático para os proprietários, especialmente as crianças.”

A polícia de Dorset disse que as investigações ainda estavam em andamento nos últimos casos de Christchurch e Weymouth, mas que não havia nada que sugerisse envolvimento de terceiros ou que estes episódios estariam ligados.

A oficial Claire Dinsdale, vice-líder de força policial para crimes contra a vida selvagem, disse: “Gatos morrem quando estão longe de suas casas por várias causas, incluindo doenças cardiovasculares, incidentes de trânsito e envenenamento por ingerir porções, ainda que pequenas, de substâncias anticongelantes, que pode causar insuficiência renal e morte.

“Gatos que infelizmente acabam morrendo podem ser rapidamente levados por raposas, que são necrófagos eficiente, e uma raposa muitas vezes removerá certas partes do corpo.

“Foram encontradas evidências claras de predação de raposas em casos anteriores sobre gatos desaparecidos no Reino Unido, através de um exame post mortem feito por um patologista forense veterinário.”

O famoso veterinário da televisão, Pete Wedderburn, disse que seria bem possível que uma raposa pudesse remover a cabeça, cauda ou patas de gatos fracos, idosos ou doentes, ou daqueles mortos na estrada. “É muito improvável que as raposas ataquem ou mutilem gatos adultos saudáveis”, acrescentou.

“Minha opinião de especialista é que mais pesquisas e investigações são necessárias antes de tirar uma conclusão”.

“Sim, isso poderia ser obra de raposas, mas os cortes limpos e precisos tenderiam a sugerir que não se trata de ações de animais. Este é um mistério, e ninguém consegue cravar uma resposta no momento”.

A Polícia Metropolitana disse que não poderia comentar sem saber detalhes dos casos. Além disso, nem a Agência Nacional do Crime nem o Conselho Nacional de Chefes de Polícia também puderam comentar os casos.

Em julho deste ano, Steve Bouquet, apelidado do “o assassino dos gatos de Brighton”, foi preso por matar nove gatos e ferir outros em uma onda de crimes durante 2018-19.

    Você viu?

    Ir para o topo