EnglishEspañolPortuguês

APELO

Papa Francisco pede ação unificada de líderes mundiais em defesa ao meio ambiente

17 de novembro de 2021
Beatriz Paoletti | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Imagem: Reuters/Yara Nardi

Segundo matéria do G1, Papa Francisco pede para que todos se unam e ajam conscientemente em prol do meio ambiente, visto as mudanças climáticas vigentes. Ele é urgente em seu pedido de ação coletiva, associada a resolução dos principais problemas atuais, como as mudanças climáticas, a pandemia e a pobreza. “É hora de agir, e agir juntos”, diz o pontifício, em texto publicado no fim de outubro no jornal italiano Il Corriere della Sera.

O texto compõe o prefácio do livro “Laudato de di’ Reader. Uma Aliança de Atenção à Nossa Casa Comum”, que conta com reflexões e informes às reações do encíclico do Papa,“Laudato si’, lançado em 2015 , trabalho que o pontífice defende o meio ambiente ao pedir a unificação global para combater as mudanças climáticas, por meio por exemplo da diminuição do consumo, algo que ele aponta como um dos principais problemas atuais.

A mensagem também estava direcionada aos líderes do G20 que se reuniram em Roma para discutir ações mais firmes contra o aquecimento global na véspera conferência sobre as mudanças climáticas em Glasgow (Reino Unido), a COP26, que se encerrou na última sexta-feira (12).

“Há uma crise ecológica, representada pelo ‘grito da terra’, e uma crise social, representada pelo ‘grito dos pobres’, que se tornaram mortais por uma crise sanitária: a pandemia de Covid-19”, destaca o papa Francisco.

“No entanto, não esqueçamos que as crises também são janelas de oportunidades: são ocasiões para reconhecer e aprender com os erros do passado”, comunica.

“É hora de pensar grande, de repensar nossas prioridades (…) e de reprogramar nosso futuro. É hora de agir, de agir juntos, é hora”, conclui.

O livro é digital e está disponível para ser baixado gratuitamente através do site do “Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral” do Vaticano desde o dia 12 de novembro.

Você viu?

Ir para o topo