EnglishEspañolPortuguês

ILHAS CANÁRIAS

Operador de drone tenta salvar cães presos por lava de vulcão em La Palma

Os três cachorros estão há semanas presos em um quintal abandonado coberto de cinzas vulcânicas

20 de outubro de 2021
Amanda Andrade | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Cachorros presos em área cercada por lava de vulcão na ilha espanhola de La Palma, em imagem obtida com drone
Cachorros presos em área cercada por lava de vulcão na ilha espanhola de La Palma, em imagem obtida com drone — Foto: Governo de La Palma/Volcanic Life/Ticom Soluciones/Divulgação via Reuters

Um operador de drone espanhol recebeu na última terça-feira (19/10) permissão para tentar resgatar três cães que ficaram presos perto do vulcão em erupção em La Palma, no arquipélago das Ilhas Canárias.

O objetivo é tentar salvar os animais usando uma rede para recolher os cachorros com a ajuda das aeronaves.

Os três cachorros estão há semanas presos em um quintal abandonado coberto de cinzas vulcânicas.

Segundo a agência de notícia Reuters, eles têm sido alimentados pelos drones que jogam pacotes de comida e até agora ninguém conseguiu encontrar uma forma de resgatá-los.

Helicópteros estão proibidos de voar para a área por causa do fluxo de gases quentes que pode danificar os motores.

Jaime Pereira, presidente da operadora de drones Aerocamaras, afirmou que planeja enviar um drone de 50 quilos equipado com uma rede ampla para tentar capturar os cães, um por um, e levá-los para uma área distante 450 metros do fluxo de lava.

Plano de resgate

“É a primeira vez que um animal está sendo resgatado com um drone e a primeira vez que ele tem que ser capturado”, disse Pereira. “Se esta é a última opção que os cães têm, então vamos fazer isso.”

O operador do drone terá apenas quatro minutos para atrair o cão para a rede e outros quatro minutos para sair da área. “Não queremos ficar sem bateria quando estivermos voando sobre a lava”, explicou o presidente à Reuters.

Até então, o Conselho de La Palma havia afirmado que não era possível resgatar os cachorros devido ao ar quente que emana da lava vulcânica, podendo danificar as aeronaves.

Uma equipe de veterinários está acompanhando a situação e assessorando na alimentação, atendimento e decidindo quais medidas podem ser tomadas até que o resgate seja liberado.

Pereira contou que os cães tem se alimentado pouco nos últimos dias. “Eles podem vir [ao encontro da rede] ou ficarem assustados com o drone. Vai realmente depender da reação deles”, finalizou.

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no dia 19 de setembro e até o momento, cerca de 6 mil pessoas precisaram evacuar a região. A lava já ocupou 656 hectares e afetou 1.541 construções.

Você viu?

Ir para o topo