EnglishEspañolPortuguês

CRISE

Terra está perdendo luminosidade devido às mudanças climáticas

Segundo estudo, a diminuição da cobertura de nuvens é um dos fatores que levaram a essa perca

8 de outubro de 2021
Beatriz Silva | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração/Pixabay

Um estudo realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey, mostrou que o planeta terra perdeu brilho e que devido às mudanças climáticas vem escurecendo nos últimos anos. Os autores do estudo, que foi publicado na revista Geophysical Research Letter, medem o brilho da terra há 20 anos, tendo percebido uma diminuição considerável de sua refletância.

O brilho da Terra é um fenômeno que acontece quando uma parte da luz emitida pelo Sol é refletida pelo planeta de volta ao espaço. Dados do estudo apontam a diminuição de meio watt de luz por metro quadrado, em comparação com 20 anos atrás, representando uma redução de 0,5% no brilho que é refletido.

Segundo Philip Goode, um dos principais autores do estudo, por conta da redução de luz refletida, mais luz do sol tem entrado, fazendo com que a Terra receba mais calor. O estudo também aponta a causa da diminuição de brilho a outra redução, a da cobertura de nuvens. Uma menor cobertura de nuvens permite maior entrada de luz solar no planeta.

Diminuição da cobertura de nuvens permitiu uma maior entrada de luz solar no planeta | Foto: Ilustração/Pixabay

Entre as áreas onde a diminuição foi maior, estão as costas oeste da América do Norte e do Sul, que ainda de acordo com o estudo, são as áreas onde as temperaturas das superfícies do mar vêm aumentando também por conta das mudanças climáticas. Os pesquisadores dizem que a alteração na trajetória da corrente de jato, por conta da mudança de temperatura, tem impacto direto nas condições meteorológicas e também no clima de longo prazo, em especial as costas ocidentais das Américas do Sul e do Norte.

De acordo com o portal G1, cerca de 30% da luz recebida pela Terra através do Sol, reflete pelas nuvens, voltando ao universo e iluminando a superfície da lua que é visível no nosso planeta. A quantidade de luz que o sol reflete varia de uma estação para outra, e a melhor época para observar o fenômeno é durante a primavera no hemisfério norte, em dias próximos à lua nova.

Você viu?

Ir para o topo