EnglishEspañolPortuguês

EXPLORAÇÃO ANIMAL

Petição pelo fim do hipismo nas Olimpíadas já conta com mais de 2 mil assinaturas

29 de setembro de 2021
Heloisa Araujo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/ Sociedade Hípica Paulista

A organização sem fins lucrativos Nação Vegana Brasil publicou um abaixo-assinado na plataforma Change para acabar com a prática do hipismo nos Jogos Olímpicos.

A petição veio após a repercussão de casos de agressão e morte de cavalos nas Olimpíadas de Tóquio 2021.

Foto: Divulgação/ Sociedade Hípica Paulista

Entenda o que motivou a ação

O cavalo Saint Boy levou um soco da treinadora alemã Kim Raisner, depois de se recusar a terminar a prova de salto do pentatlo moderno com a alemã Annika Schleu que se desesperou e deu chicotadas em Saint Boy.

Irritada, Raisner socou o cavalo. Nessa modalidade, os competidores possuem 20 minutos para conhecer e se adaptar ao cavalo que irão montar na prova.

Segundo o portal Terra, as duas foram denunciadas à Associação Alemã para a Proteção dos Animais (Deutscher Tierschutzbund) por crueldade e cumplicidade em atos cruéis e expulsas da União Internacional do Pentatlo Moderno (UIPM).

Outros dois casos relacionados envolvem lesões sofridas pelos animais. Jet Set, que sofreu uma ruptura de ligamento irreversível e teve que ser sacrificado e Kilkenny que foi forçado a continuar na competição mesmo com o nariz sangrando e mais tarde sofreu uma queda.

Foto: Divulgação/ Sociedade Hípica Paulista

O que dizem os especialistas

Em casos de fraturas, muitos cavalos são mortos, explicou o veterinário Rogério Passos em entrevista ao site Superinteressante. “O sacrifício após esse tipo de contusão costuma ocorrer com cavalos de corrida, que, em geral, sofrem fraturas mais graves e ficam inutilizados para o esporte”, disse Rogério.

Foto: Divulgação/ Sociedade Hípica Paulista

Animais não são atletas

A petição divulgada pela Nação Vegana Brasil foi divulgada nas redes sociais da causa no dia 18 de setembro e já possui mais de 2 mil assinaturas.

O manifesto diz que o hipismo “é uma prática desnecessária, cruel, especista e que não leva em consideração os interesses individuais dos animais, seres sencientes como nós”. O abaixo-assinado teve a colaboração do ativista vegano Rafael Tortella e pode ser encontrado aqui.

Outra organização que também se manifestou pela exclusão de esportes que utilizem cavalos na prática esportiva foi a “Pessoas pelo tratamento ético de animais” (PETA), que enviou o pedido ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

O hipismo faz parte do quadro de esportes olímpicos desde a edição de 1900, em Paris.

Você viu?

Ir para o topo