Os leites vegetais passaram a ser consumidos por um em cada três britânicos, segundo pesquisa realizada pela Mintel, e concluída neste mês. De acordo com os dados coletados, 44% da população entre 25 e 44 anos consome leite de origem vegetal, enquanto o consumo de leite de vaca caiu entre a população jovem.
Ainda segundo a Mintel, metade dos adultos concorda que optar pelo leite vegetal ajuda o meio ambiente, sendo 23% que também concorda que esse leite é melhor para eles do que o leite de vaca. Um fator que levou essa mudança seria a pandemia de covid-19, que tornou a comida vegana mais atraente. Entre as pessoas com menos de 35 anos, esse número sobe para 38%.
Entre os leites vegetais, o leite de aveia foi o que teve maior consumo. Segundo o portal Vegazeta, o gasto dos britânicos com leite de aveia no ano de 2019, foi de 74 milhões de libras esterlinas, dobrando o número em 2020, quando o gasto chegou a 146 milhões, e ultrapassando a demanda do leite de amêndoas.
A analista sênior de alimentos e bebidas da Mintel, Amy Price, diz que os alimentos à base de vegetais atraem mais do que veganos e vegetarianos, e que o meio ambiente e a saúde pessoal são fatores que estimulam esses alimentos a continuarem ganhando força no Reino Unido. O interesse pelo leite de aveia trouxe inovações para o segmento, como por exemplo inovações como barista, ainda segundo Amy.
Se o consumo dos jovens continuar assim, Amy Price conclui que o impacto nos hábitos da população britânica será algo significativo no futuro.