EnglishEspañolPortuguês

RECORDE

Tartaruga gigante com 189 anos é o animal terrestre mais velho do mundo

A idade de Jonathan, porém, é apenas uma estimativa que leva em consideração a aparência que ele tinha quando foi levado para a ilha de Santa Helena, onde vive há décadas

22 de setembro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Instagram @guinnessworldrecords / Reprodução

Uma tartaruga gigante com 189 anos é o animal terrestre mais velho que se tem conhecimento em todo o mundo. Jonathan, como foi batizado o animal, vive em Seychelles, no Oceano Índico, e teve sua longevidade reconhecida neste ano pelo Guinness World Records.

O animal vive na ilha de Santa Helena desde 1882, quando tinha 50 anos. O local, situado em território britânico, é onda está localizada a residência oficial do governador da ilha, que é também a casa da tartaruga. Bem tratado, Jonathan recebe cuidados de autoridades locais.

Em 2017, a tartaruga ganhou as manchetes dos jornais após descobrirem que seu parceiro não era uma fêmea, como se pensava antes. Frederica, como era chamada antes da descoberta, sempre foi, na verdade, um macho e foi justamente isso que impediu que o casal gerasse filhotes – uma questão que por décadas intrigou veterinários.

A idade de Jonathan, porém, é apenas uma estimativa que leva em consideração a aparência que ele tinha quando foi levado para a ilha. Na época, o animal já era considerado “totalmente maduro” e, por isso, especialistas concluíram que ele não pode ter nascido depois de 1832.

E apesar da idade avançada, Jonathan é bastante saudável, segundo um veterinário que o examinou. No entanto, ele apresenta problemas de saúde característico de tartarugas idosas, como cegueira e perda do olfato. A audição, porém, aparenta permanecer em boas condições.

Foto: Instagram @guinnessworldrecords / Reprodução

Você viu?

Ir para o topo