O cãozinho Zyon morreu após chegar muito debilitado no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeao) depois de um voo de São Paulo para o Rio de Janeiro. O animal viajava sozinho e encontraria a tutora, a estudante Gabriela Duque, na plataforma de desembarque. Zyon chegou cambaleando, sem conseguir ficar de pé e acabou falecendo horas depois. A tutora do cachorrinho denunciou a companhia aérea Latam por maus-tratos e afirma que o animal embarcou com saúde perfeita em SP.
“Infelizmente estou aqui hoje para falar de uma coisa horrível. A @latamairlines assassinou meu cachorro. Eu não tive oportunidade de conhecê-lo. Meu cachorro chegou no aeroporto do GALEAO as 13h53 e só me entregaram ele 15h30, deixaram meu cachorro no calor, quando ele chegou pra mim ele já estava quase morto!!!!! Eu e minha família estamos devastados. Não tem NADA que alivie nossos corações. A Latam não entrou em contato com a gente. Estão bloqueando meus comentários e da minha família na página deles [no Instagram]”, disse Gabriela em uma postagem.
O caso rapidamente ganhou grande repercussão e companhia aérea enviou uma uma nota de pesar à estudante. “Informo que a Latam já entrou em contato. Muito obrigada a todos que mandaram mensagens de apoio e carinho! Seguimos devastados e em busca de justiça pelo Zyon e todos os demais animais que passaram por essa situação”, divulgou Gabriela. Ela conta que antes de usar as redes sociais para denunciar a morte de Zyon tentou diversas vezes falar com a Latam e teve resposta. Ela encontrou na publicização do caso a única forma de buscar justiça para o cãozinho.
Centenas de internautas foram até as redes sociais da Latam pedir explicações sobre o caso. A companhia área afirma que adotaram todos os procedimentos de segurança e bem-estar para o transporte do animal e que ele não foi exposto ao sol. Segundo a empresa, foram seguidos os regulamentos “que atendem rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais”. Gabriela espera que a Latam realiza uma investigação rigorosa para saber o que ocorreu com Zyon.
Confira a nota da companhia área na íntegra:
“Nós da LATAM nos sensibilizamos muito com o que aconteceu e estamos em contato com a cliente Gabriela desde o desembargue do animal. A companhia reitera que a segurança é um valor inegociável, reforçando que se solidariza com a tristeza vivida pela cliente e que fará tudo que está ao seu alcance para oferecer a assistência necessária neste momento”.