DESENCORAJAMENTO            

Chifres de rinoceronte radioativos podem ajudar na luta contra o tráfico de animais

           
Foto: Ilustração | Pixabay

Segundo o site Olhar Digital, pesquisadores da África do Sul tiveram a ideia arrojada, e aparentemente agressiva, de injetar material radioativo no chifre de rinocerontes em pequenas quantidades. A ideia é servir como um facilitador de fiscalização da caça, de acordo com James Larkin, pesquisador da Universidade de Witwatersrand.

Portanto, a medida vem sendo estudada para desencorajar a caça desses animais no país, que são mortos devido ao contrabando de seus chifres para Ásia, país onde se valoriza o material para uso medicinal e tradicional. 

A injeção de material radioativo serviria para capacitar a fiscalização dos chifres contrabandeados em aeroportos e portos, a partir do uso de detectores de radioatividade destes lugares. Segundo Larkin, em evento da Associação Nuclear Mundial, existem mais de 11.000 detectores de radiação em funcionamento no mundo. 

“Podemos aumentar radicalmente o exército de pessoas capazes de interceptar esses chifres … para desencorajar os contrabandistas”, falou o especialista.

A África do Sul vem apresentando números alarmantes de rinocerontes sendo mortos por caçadores. Apenas no primeiro semestre de 2021, ao menos 249 rinocerontes foram caçados e mortos, 89 a mais em relação ao mesmo período em 2020. 

Comente

Comunicar erro

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo