EnglishEspañolPortuguês

FERIMENTO

Filhote de sagui com fratura na coluna é salvo após ser encontrado imóvel no chão

O resgate foi realizado em uma área com vegetação atrás do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), no bairro Maruípe, em Vitória (ES)

17 de setembro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/PMV

Um filhote de sagui foi resgatado na cidade de Vitória, no Espírito Santo, após ser encontrado caído no chão sem se movimentar. Visivelmente ferido, o animal foi socorrido na manhã de quinta-feira (16) e diagnosticado com uma fratura na coluna.

O resgate foi realizado em uma área com vegetação atrás do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), no bairro Maruípe. O biólogo que salvou o filhote contou que foi preciso cautela para retirar o animal do local – não só por conta da lesão, mas também pela preocupação da mãe e do restante do bando com o bebê.

“Tentei fazer a primeira aproximação, o bando não deixou chegar perto. Agora o bando se afastou, vou ver se consigo pegar ele. Ele é bem novinho”, disse o biólogo Saulo Ramos ao registrar o resgate em um vídeo. Nas imagens, é possível ver que o macaco movimenta apenas a cabeça e as patas dianteiras.

Socorrido por funcionários do Serviço de Resgate de Animais Silvestres da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), o filhote foi levado para o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), em Cariacica, onde há estrutura para fornecer o tratamento adequado para o caso.

A suspeita do biólogo é de que o sagui tenha se ferido ao cair do colo da mãe. “O resgate foi feito com muito cuidado, pois qualquer movimento poderia piorar a situação dele”, contou ao G1.

O que fazer ao encontrar animais silvestres feridos?

Especialistas reforçam que não se deve tentar resgatar, em hipótese alguma, animais silvestres vivos ou mortos. Nesses casos, o recomendado é isolar o local, manter cães e gatos longe do animal e acionar um serviço especializado.

Em Vitória, os moradores podem entrar em contato com o Serviço de Resgate de Animais Silvestres pelos telefones 156 ou (27) 99724-2788.

Você viu?

Ir para o topo