Uma pesquisa que durará cinco anos e está sendo realizada em Fernando de Noronha busca entender como o comportamento dos golfinhos é afetado pelo aumento do turismo no local. Através da análise dos sons emitidos pelos animais, os pesquisadores buscam explicar e entender algumas mudanças de comportamento, como aproximação dos golfinhos à barcos.
Para entender melhor como se dá isso, foi instalado um hidrofone na Baía dos Golfinhos, com a intenção de captar os sons de animais como os golfinhos que têm a tendência de se comportar de forma muito vocal. Em entrevista ao Portal G1, Raul Ribeiro, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, o pesquisador diz que os sons são parte da essência dos golfinhos, e que a Baía dos Golfinhos é um local de socialização dos mesmos.
Além da instalação do hidrofone, e o conserto de um aparelho igual que já se encontrava instalado no local, há também o monitoramento diário com gravações de áudio, e são coletadas imagens subaquáticas e aéreas utilizando drones. Os golfinhos são animais sociáveis e usam os sons para se comunicar.