Um gato foi jogado da ponte Rio-Niterói, e felizmente, pescadores em um caiaque conseguiram o salvar.
Segundo um dos homens que ajudou no resgate, o animal foi jogado de cima da ponte. “Jogaram o gatinho lá de cima, da Ponte Rio-Niterói. Aí o amigo tá resgatando o gato. A gente vai levar ele lá pra terra. Maldade pura. Os caiaqueros fizeram essa boa ação aí”.
“Maldade, né? Muita covardia, né? No meio da água”, falou outro homem.
Maus-tratos
Em 2020, a lei federal conhecida como lei Sansão tornou mais rígidas as consequências de crimes de maus-tratos contra animais. Agora, quem ferir ou mutilar cães e gatos poderá ser condenado a detenção de 2 a 5 anos. A lei homenageia o cão Sansão, que teve suas patas traseiras decepadas em ato de extrema crueldade. O caso ganhou repercussão nacional.
Agressores de animais devem arcar com serviços veterinários no Rio de Janeiro
Em junho de 2021, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou a lei 1913/2020 de autoria do vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL), que obriga os agressores de animais a arcarem com assistência veterinária e demais gastos decorrentes da agressão. O agressor inclusive terá que reembolsar para a Administração Pública Municipal os custos ligados a serviços veterinários prestados no tratamento do animal.
Como denunciar maus-tratos contra animais no Rio?
Telefones de contato:
- o número 1746 da prefeitura;
- o Disque Denúncia (2253-1177);
- para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (2202-0066).