EnglishEspañolPortuguês

CRIME

Pinguins são encontrados mortos com sinais de tortura em Santa Catarina

Os animais marinhos apareceram na praia de Canasvieiras. Um deles estava com o crânio fraturado e o outro tinha uma corda presa ao seu pescoço com uma pedra na outra extremidade

11 de agosto de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Dois pinguins foram encontrados mortos em Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Os corpos apresentavam sinais de tortura e de maus-tratos, conforme alertado pela instituição que fez o resgate dos animais, a Associação R3 Animal.

Os animais marinhos apareceram na praia de Canasvieiras. Um deles estava com o crânio fraturado e o outro tinha uma corda presa ao seu pescoço com uma pedra na outra extremidade, usada para mantê-lo submerso, matando-o por afogamento.

Retirados da praia por uma equipe da Guarda Municipal de Florianópolis, os corpos foram levados ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3Animal). Embora estejam em estado avançado de decomposição, ambos serão submetidos a exames de necrópsia.

A equipe da instituição informou que acompanhava uma ocorrência de encalhe de baleia-jubarte morta, na Praia do Campeche, quando os pinguins-de-magalhães foram encontrados mortos.

“Em nosso trabalho de resgate e reabilitação de animais marinhos, às vezes, presenciamos cenas que são difíceis de entender e questionamos até onde vai a crueldade humana”, lamentou a R3.

Nesta mesma semana, 59 pinguins foram encontrados mortos em praias das cidades catarinenses de Passo de Torres e Araranguá. A ONG Educamar acredita que a causa da morte seja poluição.

“[Pinguins] Adultos mortos são um forte indicador de causas humanas, como poluição e incidentes com o setor da pesca”, afirmou a instituição.

A suspeita dos especialistas da Educamar é de que os pinguins tenham chegado às praias ainda com vida. As mortes podem ter ocorrido por não terem sido resgatados a tempo.

Você viu?

Ir para o topo