EnglishEspañolPortuguês

DOÇURA

Pássaro se aninha carinhosamente em rinoceronte

3 de agosto de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Zaheer Ali

Zaheer Ali estava realizando um passeio fotográfico na África do Sul quando se deparou com um rinoceronte comendo grama calmamente. Ele preparou sua câmera para registrar o momento e enquanto ajustava a lente notou um pequeno pica-pau estava aninhado no rosto do animal. Não é incomum que pássaros “peguem carona” com rinocerontes enquanto se alimentam de carrapatos e larvas que podem ficar depositados na pele dos grandes animais, mas foi a primeira vez que Ali viu um pássaro aninhado com uma expressão repleta de carinho e gratidão.

O que a ciência considera uma relação de simples conveniência, pode ser muito mais complexa e profunda. Esses animais realmente têm uma conexão verdadeira. O nome em suaíli para o pica-pau-de-bico-vermelho é “Askari wa kifaru”, que se traduz como “guarda do rinoceronte”. Um estudo recente descobriu que, embora os pássaros tenham apenas 20 centímetros de comprimento, eles ajudam a manter seus grandes amigos mais saudáveis e em segurança.

Foto: Zaheer Ali

Cientistas relataram na revista Current Biology que os pica-bois compensam a visão deficiente dos rinocerontes, alertando-os sobre o perigo. Os cientistas descobriram que quando os pássaros detectam humanos se aproximando, eles dão um grito ou assobio de alerta, assim os rinocerontes sabem que devem ficar mais vigilantes. Isso ajuda os rinocerontes a evitarem caçadores. “Peguei minha câmera e esperei o momento certo e tirei a foto enquanto o pássaro pousava no chifre do rinoceronte”, disse Ali.

O pica-pau parece muito feliz e relaxado. Eles estão felizes por desfrutar aquele momento eternizado por Ali. Um verdadeiro símbolo de amizade e cooperação.

    Você viu?

    Ir para o topo