EnglishEspañolPortuguês

DENÚNCIA

Dezenas de gatos desaparecem em colônia da Associação Atlética Light, no RJ

30 de julho de 2021
Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Após receber denúncias sobre o desaparecimento de dezenas de gatos na Associação Atlética Light, no bairro do Grajaú, Zona Norte do RJ, o vereador Dr. Marcos Paulo (Psol/RJ), acionou a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) e realizou uma inspeção no local. A ação foi realizada na última quarta-feira (27/07) e constatou que a colônia era habitada por cerca de 80 gatos e agora é formada por apenas 12 animais.

Segundo a protetora Solange Passos, que acompanhou a ação, em março do ano passado, o clube estava fechado por conta da pandemia e a partir desse momento, os protetores perceberam o gradativo desaparecimento dos gatos, inclusive com a proibição de que continuassem alimentando os animais.

Impedir a alimentação de animais comunitários ou em situação de rua é ilegal. A lei 6851/2021 de autoria do vereador Dr. Marcos Paulo foi sancionada este ano e prevê multa para quem a descumprir.

“Nosso mandato já notificou a Associação e agora viemos pessoalmente para garantir a segurança dos animais. A alimentação de animais que vivem em situação de rua ou em colônias é assegurada por lei e isso deve ser respeitado. Acionamos a Secretaria para que eles possam fazer a castração dos animais, os exames para averiguar se existe surto de alguma zoonose e também a vacinação, que é fundamental para prevenir doenças”, afirmou o vereador Dr. Marcos Paulo, que é presidente da Comissão de Saúde Animal da Câmara de Vereadores.

Como denunciar maus-tratos a animais

Para denunciar casos de maus-tratos na cidade do Rio de Janeiro, a população pode telefonar para o 1746 da Prefeitura do Rio, para o Disque Denúncia (2253-1177) ou para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (2202-0066).

    Você viu?

    Ir para o topo