EnglishEspañolPortuguês

EXTINÇÃO

ONU estabelece plano ambicioso para frear destruição da biodiversidade

Ambiciosos rascunhos de metas para travar a perda de biodiversidade são revelados, com mudanças propostas para a produção de alimentos que podem "erguer sobrancelhas"

19 de julho de 2021
Laura de Faria e Castro | Redação ANDA
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Eliminar a poluição plástica, reduzir o uso de pesticidas em dois terços, reduzir pela metade a taxa de introdução de espécies invasoras e eliminar US $ 500 bilhões (£ 360 bilhões) de subsídios governamentais ambientais prejudiciais por ano estão entre as metas de um novo esboço de um acordo da ONU, no estilo de Paris, sobre perda de biodiversidade.

As metas estabelecidas pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas para ajudar a deter e reverter a destruição ecológica do planeta até o final da década também incluem proteger pelo menos 30% dos oceanos e terras do mundo e mitigar um terço da crise climática através da natureza até 2030.

O último esboço do acordo, que segue exaustivas negociações científicas e financeiras virtuais em maio e junho, será examinado pelos governos antes de uma cúpula importante na cidade chinesa de Kunming, onde o texto final será negociado.

Juntamente com as metas preliminares para 2030, as novas metas para meados do século incluem a redução da taxa atual de extinções em 90%, aumentando a integridade de todos os ecossistemas, valorizando a contribuição da natureza para a humanidade e fornecendo os recursos financeiros para alcançar a visão.

O Guardian entende que a cúpula, marcada para outubro, deve ser adiada pela terceira vez devido à pandemia do coronavírus. É provável que aconteça agora em Kunming, no primeiro semestre de 2022, enquanto se aguardam as negociações preparatórias presenciais que podem acontecer na Suíça no início do próximo ano.

Basile van Havre, co-presidente do grupo de trabalho CBD responsável pela redação do acordo, disse que as metas foram baseadas na ciência mais recente. Ele acrescentou que, se adotado, pode representar uma mudança significativa na agricultura global.

“A mudança está chegando [na produção de alimentos]”, disse ele. “Haverá muito mais de nós em 10 anos e eles precisarão ser alimentados, então não se trata de diminuir o nível de atividade. Trata-se de aumentar a produção e fazer melhor para a natureza.

“Cortar o desperdício de nutrientes pela metade, reduzir o uso de pesticidas em dois terços e eliminar a descarga de plástico: esses são grandes pontos. Tenho certeza que vão erguer algumas sobrancelhas, pois apresentam mudanças significativas, particularmente na agricultura.”

No mês passado, Van Havre advertiu que o mundo estava ficando sem tempo para um negócio ambicioso em Kunming, que é parte de uma ambição de várias décadas de viver em harmonia com a natureza até 2050.

Os cientistas alertaram que a humanidade está causando a sexta extinção em massa na história do planeta, impulsionada pelo consumo excessivo de recursos e pela superpopulação. Um milhão de espécies estão em risco de extinção em grande parte devido às atividades humanas, de acordo com a avaliação da ONU, ameaçando o funcionamento saudável dos ecossistemas que produzem alimentos e água.

No último conjunto de 21 metas a serem negociadas em Kunming, soluções baseadas na natureza, como restaurar turfeiras [tipo de solo] e adotar agricultura regenerativa contribuirão com pelo menos 10 GtCO2e (gigatoneladas de dióxido de carbono equivalente) por ano para os esforços de mitigação da crise climática global – cerca de um terço da redução de 32 GtCO2e em emissões anuais necessária, conforme identificado no relatório de lacuna de emissões do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente de 2020 – garantindo que não haja impactos negativos sobre a biodiversidade.

“Queríamos colocar [a contribuição da natureza] em um número absoluto. Não controlamos o que está acontecendo na agenda da mudança climática, mas a ciência está nos dizendo que isso é o que podemos trazer para contribuir com essas questões”, disse Van Havre. “O desafio será como faremos a contabilidade do carbono.”

Outros alvos incluem esforços para restaurar habitats de água doce e marinhos, manter a diversidade genética de espécies selvagens e domesticadas, aumentar os fluxos financeiros para países em desenvolvimento, melhorar a divulgação de negócios sobre como suas atividades prejudicam o meio ambiente e respeitar os direitos das comunidades indígenas na tomada de decisões sobre biodiversidade.

O professor Sir Robert Watson, que anteriormente liderou as organizações científicas para o clima e a biodiversidade das Nações Unidas e ocupou vários cargos importantes no governo do Reino Unido, na Nasa, no Banco Mundial e no governo dos Estados Unidos, saudou o projeto de metas, mas advertiu que algumas eram irrealistas e difíceis de medir. Os governos falharam em cumprir totalmente as metas de conter a destruição da natureza por décadas consecutivas, incluindo as metas para os anos 2010, que são conhecidas como metas de Aichi.

“No geral, o documento reconhece e aborda todas as questões-chave, assim como as 20 metas de Aichi. A questão é se os governos podem definir metas nacionais adequadas e estruturas regulatórias e legislativas para permitir que outros atores, especialmente o setor privado e as instituições financeiras, façam sua parte”, disse Watson.

“Eu esperava que o documento tivesse reconhecido explicitamente que as questões de biodiversidade, mudança climática e degradação da terra devem ser abordadas juntas, e os objetivos, metas e ações das três convenções devem ser desenvolvidos e harmonizados em conjunto.”

As metas e objetivos devem agora ser negociados em conversas presenciais, onde serão atualizados após o feedback dos governos nacionais. Uma vez acertado, o acordo final será adotado pelas 196 partes da CDB.

Elizabeth Maruma Mrema, secretária executiva da CDB, disse: “Uma ação política urgente em nível global, regional e nacional é necessária para transformar os modelos econômicos, sociais e financeiros de modo que as tendências que exacerbaram a perda de biodiversidade se estabilizem até 2030 e permitam a recuperação de ecossistemas naturais nos próximos 20 anos, com melhorias líquidas até 2050.”

 

    Você viu?

    Ir para o topo