A Polícia Civil resgatou cerca de 20 cachorros de raça explorados para reprodução e venda pelo proprietário de um canil clandestino em Biguaçu, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina. O crime foi descoberto pelas autoridades na última quinta-feira (1°).
De acordo com a polícia, os cães eram criados pelo homem para que se reproduzissem e os filhotes pudessem ser comercializados, gerando lucro ao tutor que os mantinha em condições inadequadas.
“Tinha em torno de 20 cães. O tutor fazia a cruza e vendia os filhotes, sem ter um local adequado, com acompanhamento de veterinário”, explicou ao G1 a delegada Patrícia Fronza.
Fronza participou da operação que culminou no resgate dos animais. Segundo ela, o homem não foi preso em flagrante, mas responderá judicialmente pelo crime que cometeu, tendo sido indiciado por maus-tratos.
“O tutor não entendia a situação (tantos animais em espaço pequeno) como maus-tratos. Os cães que foram retirados apresentam problemas de saúde aparente”, comentou a delegada.
De acordo com os fiscais que participaram da ação, cadelas e filhotes ficavam confinados em locais precários. Vários deles foram diagnosticados com problemas de saúde, como glaucoma.
Após o resgate, os animais foram encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município. Após receberem os cuidados necessários, eles serão disponibilizados para adoção responsável.
Além da Polícia Civil, a operação contou com a atuação de funcionários públicos da Fundação Municipal do Meio Ambiente e do Centro Zoonoses, que estiveram no local graças a denúncias anônimas.