EnglishEspañolPortuguês

CONSEQUÊNCIA

Guitarrista Joe Duplantier afirma que maltratar animais e comê-los desencadeou a pandemia

20 de junho de 2021
Beatriz Paoletti | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

O vocalista e guitarrista da banda francesa de metal Gojira, Joe Duplantier, foi entrevistado para o podcast da revista mexicana Warp e trouxe sua opinião sobre a origem da pandemia do novo coronavírus. Para ele, os maus-tratos aos animais e a alimentação baseada em animais foram os principais fatores para a crise sanitária mundial. As informações são do portal Vegazeta.

“Para os veganos é muito perturbadora essa terrível pandemia porque sempre é algo que vem dos maus-tratos e consumo de animais. Todos os vírus, se você pensar bem, gripe aviária, vaca louca, todos esses episódios vêm do ato de comer animais, e porque não deveríamos fazer isso. É o que eu acho”, disse.

“Estou um pouco chateado com isso. Não acho que seja uma conspiração ou punição de Deus. Acredito que é apenas uma reação normal ao nosso comportamento neste planeta”, acrescentou o artista.

Joe Duplantier, que é vegano, acredita no potencial humana de se mobilizar e gerar impactos positivos no mundo, a partir de escolhas mais sustentáveis, como por exemplo consumir produtos locais, contribuindo ao amenizar o sistema alimentar.

“Em países mais frios, talvez as pessoas comprem abacate e banana trazidos de muito longe”, comentou, mas acrescentou que quando podemos consumir o que é produzido localmente, não há motivo para fazermos o oposto. “Se você pode escolher comprar algo local ou que venha de longe, acho que a mudança já começa aí”, comenta Joe.

Duplantier acredita no poder das escolhas conscientes no consumo, e portanto, ele enxerga que a forma que consumimos é uma forma de poder. “Podemos abrir a torneira para lavar as mãos e desligá-la imediatamente. Podemos escolher andar de bicicleta em vez de carro, mesmo que tenhamos dinheiro para comprar gasolina. E assim por diante”, explicou.

“Todas essas pequenas coisas significam que temos o poder. Não é o governo, não é o presidente que vai mudar as coisas para você, porque ele só se preocupa em ser reeleito. Acho que as pessoas deveriam entender isso agora.”

O vocalista do Gojira acredita que a revolução está dentro de nós. “Se houver uma revolução acontecendo em você, você vai melhorar, vai haver uma mudança em algum nível – pode ser pequena, pode ser grande. Acredito nisso. É uma revolução que funciona”, contou.

Ele ainda diz que as mudanças de uns podem levar as mudanças de outros. “Se as pessoas mudarem, elas vão inspirar as pessoas ao seu redor a mudarem.” completa.

Militância ambiental através da música

O Gojira lançou em março uma música e clipe para defender a Amazônia. A composição está no “Fortitude”, o último álbum do grupo, lançado no dia 30 de abril.

Você viu?

Ir para o topo