
Mais de 95% da população vietnamita é a favor da proibição da comercialização e consumo de animais silvestres. Um dos principais motivos foi a conscientização trazida pela pandemia de Covid-19. A maior parte da população acredita que a doença teve origem em mercados úmidos, locais sem higiene nos quais animais são mortos e consumidos sem qualquer norma sanitária.
Um novo relatório divulgado pelas organizações World Wide Fund for Nature (WWF) e Global Initiative Report apontam que as populações da maioria dos países, desde a pandemia, está ciente dos riscos e consequências negativas intrínsecas entre o surgimento de doenças e a exploração dos animais e da natureza, especialmente em relação ao tráfico de animais.

Os dados informam ainda que pelo menos 45% dos participantes da pesquisa acredita que a transmissão zoonótica será a principal causa de pandemias no futuro. A maioria dos entrevistados tem certeza que a prevenção de futuras pandemias deve começar abordando as causas básicas, incluindo o comércio de animais silvestres de alto risco e o desmatamento.
O diretor-geral da WWF, Marco Lambertini, explica que a proibição do comércio e consumo de animais silvestres têm custos muito menores do que controlar e gestar uma pandemia. Investir na sustentabilidade e cuidado com o planeta e com os animais é única forma de garantir que o futuro tenha um baixo custo social e econômico.