O ator e ambientalista Leonardo DiCaprio apelou aos seus 19.5 milhões de seguidores do Twitter e 18 milhões do Facebook que reduzam seu consumo de carne para combater a crise climática. DiCaprio compartilhou uma imagem de um Beyond Burger com uma estatística sobre o impacto positivo de todo americano trocar um hambúrguer de carne bovina por uma opção de base vegetal uma vez por semana, que levaria ao equivalente da remoção de 12 milhões de carros das ruas. “Todos podem ajudar o planeta e amenizar a mudança climática com uma pequena escolha toda semana”, diz DiCaprio.
De acordo com um estudo da Universidade de Michigan, a produção de um Beyond Burger, em comparação a um típico bife de um quarto de libra 80/20, usa 99% menos água, 93% menos terreno, e 46% menos energia, e emite 90% menos gases de efeito estufa.
Os investimentos veganos de DiCaprio
DiCaprio é um investidor antecipado da Beyond Meat e defensor ambiental que usa seu status de celebridade para trazer atenção ao impacto ambiental negativo da agricultura animal. “A produção pecuária é uma grande causadora de emissões de carbono”, disse DiCaprio após seu investimento na Beyond Meat em 2017. “Substituir a carne animal pelas carnes de base vegetal produzidas pela Beyond Meat é uma das mais poderosas atitudes que alguém pode tomar pela redução de seu impacto no clima de nosso planeta.”
O ator de 46 anos investiu em outras empresas veganas, incluindo a marca de leite vegano Califia Farms e a empresa de petiscos de grão-de-bico HIPPEAS. Em 2018, DiCaprio colaborou com a primatologista Jane Goodall para lançar uma coleção de roupas veganas chamada “Don’t Let Them Disappear” (“não deixe que eles desapareçam” em inglês) em apoio à conservação de macacos. O ator também serviu de diretor executivo ao documentário vegano Cowspiracy e criou o filme Before the Flood em 2017 para ressaltar as atividades humanas que impactaram a saúde do meio-ambiente, incluindo a criação de animais para alimentação.