Uma vaca que escapou do caminhão que a transportava para o matadouro e fugiu durante nove meses no Canadá finalmente foi resgatada e encontrou um lar para viver em paz, longe do sofrimento e da exploração.
Princesa, como passou a ser chamada, nunca mais correrá o risco de ser morta para consumo humano. Livre, ela está vivendo em uma fazenda enquanto aguarda liberação para ser transferida para um santuário.
Da espécie angus, a vaca de dois anos de idade foi monitorada por meses pelo Controle de Animais de Dartmouth, que repetidas vezes tentou resgatá-la, mas não obteve sucesso. A oficial do departamento, Sandra Gosselin, relatou que Princesa desaparecia toda vez que a equipe de resgate tentava levá-la para um local seguro. “É como procurar agulha no palheiro”, disse.
No entanto, a fuga da vaca chegou ao fim recentemente após Princesa aparecer no quintal da casa de uma família que vive no estado norte-americano do Colorado. Os moradores reconheceram a vaca e acionaram o Controle de Animais.
O resgate, porém, foi bastante difícil, já que Princesa demonstrou resistência à ideia de entrar no trailer escolhido para transportá-la. Armadilhas e alimentos foram usados para atrai-la, mas sem efeito. Foi então que um oficial a laçou com uma corda e a puxou para dentro do trailer, permitindo que ela fosse resgatada. “Fiquei no chão por 45 minutos e ela ficou olhando para mim”, relatou Gosselin.
Levada à fazenda de Sandra Gosselin, a vaca passou a desfrutar de uma área com lago, grama e pomar, onde tem vivido bons momentos. Seu lar definitivo, entretanto, será um santuário em Nova Jersey, para onde será levada assim que a oficial obtiver autorização para o transporte.
“Foi provavelmente um dos [animais] mais difíceis que tentei pegar. Ela era muito inteligente”, concluiu Gosselin.